Visita de Estudo a Atenas da turma de 12.ºB, nos 21, 22, 23 e 24 de Fevereiro, foi uma experiência única e compensadora e não vamos esquecer o quão importante foi ir conhecer Atenas. Capital da Grécia e berço da civilização ocidental, logo para esta turma das Línguas e Humanidades, a terminar o seu percurso Escolar no Ensino Secundário, fez todo o sentido planear e visitar esta capital.
Começamos logo por dizer que a visita à Acrópole, o local mais famoso de Atenas, foi, em nosso entender, o ponto alto da visita. Está localizada numa das colinas da cidade, da pólis (πόλις), Acrópole que em grego clássico significa: “composto de”, “extremo, alto”, e “cidade” é a parte da Cidade Estado construída nas partes mais altas do relevo da região.
Este espaço com inúmeras construções o que mais nos impressionou, pelo seu enorme tamanho, foi o Pártenon, templo dedicado à Deusa Atena Parthenos, tendo em conta o início da sua construção em 447 a.C., embora haja vestígios de construções desde o ano 1200 a.C.. Os restantes edifícios e construções também são admiráveis e levaram a nossa melhor atenção: o Erectheion com as famosas Cariátides, o Propileu, o templo da Deusa Nike, teatro de Heródes Ático ou Odeão, o teatro de Dionísio e outros.
Apesar de sentirmos um frio enorme, pois as montanhas em volta de Atenas estavam cobertas de neve e estava muito vento, o que agravou a sensação térmica de frio e desconforto, compensou o dia maravilhoso de sol, o que nos deu a oportunidade ter uma vista única sobre toda a cidade. Para complementar, visitámos, de seguida, o Museu da Acrópole o que nos permitiu aprofundar os conhecimentos, explorar e compreender melhor esta impressionante edificação humana o Pártenon, construído num espaço natural a Acrópole, local icónico e obrigatório na visita a Atenas.
Visitámos muitos outros locais, como o Arco de Adriano e o Templo de Zeus que nos remeteu para a presença de outros povos nesta cidade, nomeadamente o Império Romano. Também nos deslocamos ao ponto mais alto da cidade o Monte Lycabettus, com uma vista única de 360º sobre toda a região, podemos contemplar toda a Atenas e periferia até ao famoso Porto de Pireu.
Assistimos ao Render da Guarda frente ao Parlamento Grego e junto à Praça Sintagma, praça de todas as manifestações e protestos (Gregos), caminhando entre os bonitos Jardins Nacionais, dirigimo-nos ao 1º Estádio Olímpico da Era Moderna, Estádio Kallimármaro, de regresso passámos pelo Palácio Zappeio, frente ao qual estava a comemorar-se um dia típico em que se pode classificar como uma mistura de Carnaval com Halloween. Ainda admiramos os belos edifícios da Biblioteca Nacional da Grécia, da Universidade de Atenas, da Academia de Atenas e do Museu Nacional de História.
Caminhámos, várias vezes, pelos bairros da cidade, em especial pelo mais pitoresco, embora já muito comercial, Bairro Pláka.
Visitámos, ainda, a Catedral Mitrópoli de Atenas e a Capela Agios Nikólaos Ragavás ambas pertencentes à religião da maioria dos Gregos, que são Cristãos Ortodoxos.
Na visita à Ágora Romana, muito para além de todo o conjunto, destacamos a Biblioteca de Adriano e a Torre dos Ventos.
Nesta experiência de viagem os meios de transporte utilizados foram: autocarro, avião, metro, funicular e comboio. Mas o modo de locomoção mais utilizado foi andar a pé, caminhar pela cidade, pois consideramos que é a melhor forma de conhecer.
Como menos positivo, nesta jornada de quatro dias, referimos infelizmente o tempo longo de escala nos aeroportos, embora também possamos considerar como experiência de aprendizagem e longo em grandes aeroportos com vários terminais e muitas portas de embarque.
Consideramos que, de uma forma global, os objetivos que propusemos na planificação foram plenamente alcançados e, como Professores, sermos os facilitadores de uma oportunidade tão especial como esta é uma das maiores honras e responsabilidades que um educador/professor pode ter. É uma experiência notável poder orientar e apoiar os alunos no seu caminho de aprendizagem e crescimento pessoal, proporcionando-lhes oportunidades únicas e significativas que guardarão, pensamos nós, para sempre em suas memórias.
Não podemos terminar sem agradecer, a todos, o contributo que deram para que esta visita pudesse acontecer, desde as autorizações formais, até aos contributos financeiros. Fazemos a listagem, em seguida, com o nosso muito obrigado, também, em nome dos alunos. Assim, agradecemos a todos os que, das mais diversas formas, ajudaram à concretização desta Visita de Estudo, em especial:
– Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto;
– Bazar Brincalhão;
– Café 89;
– Câmara Municipal de Mondim de Basto;
– Cerva Automóveis;
– Conselho de Turma 12.ºB, em especial ao Diretor de Turma, Professor de História, Avelino Peixoto;
– Conselho Pedagógico;
– DGesTe;
– Diretora do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto;
– Junta de Freguesia de Atei;
– Junta de Freguesia de Bilhó;
– Junta de Freguesia de S. Cristovão de Mondim de Basto;
– Lojinha Loureiro;
– Pais e Encarregados de Educação dos alunos de 12.ºB;
– Tasquinha de Sobreira.
Os Professores de Matemática, Geografia e Educação Física:
Alice Rodrigues, Anabela Rodrigues e Lino Silva.
