EQAVET
Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET)
O Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto inicia pela primeira vez o caminho para a implementação de sistemas de garantia da qualidade alinhado com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET).
“O Quadro EQAVET, instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.”
(em Guia para o Processo de Alinhamento com o Quadro EQAVET)
Equipa EQAVET – Organograma

Documentos informativos
Plano de Ação do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto 2019/20
Plano de Ação do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto 2020/21
Plano de Ação do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto 2021/22
Plano de Ação do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto 2022/23
Plano de Ação do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto 2023/24
Plano de Ação do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto 2024/25
Plano de Ação do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto 2025/26
Toda a informação sobre o EQAVET, consta no seguinte link http://www.qualidade.anqep.gov.pt/documentacao.asp
Informação aos Stakeholders
Relatório do questionário “As minhas expetativas”
- Relatório questionário Expectativas dos alunos 2025-2026
- Relatório questionário Expetativas dos alunos 2024-2025
- Relatório do questionário Expetativas dos alunos 2023-2024
- Relatório do questionário Expetativas dos alunos 2022-2023
- Relatório do questionário Expetativas dos alunos 2021-2022
- Relatório do questionário Expetativas dos alunos 2020/21
- Relatório do questionário Expetativas dos alunos 2019/20
Relatórios de Avaliação e Revisão do Plano de Ação
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (1.º período-2019/20)
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (2.º período-2019/20)
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (3.º período-2019/20)
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (1ºPeríodo 2020/21)
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (2.º período 2020/21)
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (3.º Período 2020/21)
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (1º Período 2021/22)
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (2.º período, 2021/22))
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (3.º período, 2021/22)
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (1.º período 2022/23)
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (2.ºperíodo 2022/23
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (3.º período 2022/23)
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (1.º período 2023/24)
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (2º Período 2023/24)
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (3º Período 2023/24)
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (1.ºPeríodo 2024-25)
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação AEMB (2º Período) 2024-25
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação AEMB (3º Período) 2024-25
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação AEMB (1º Período) 2025-26
- Relatório de Avaliação e Revisão do Plano de Ação do AEMB (2.ºPeríodo) 2025-26
Registos dos Indicadores EQAVET
- Registo dos Indicadores EQAVET 2020-2023 – Cursos Profissionais
- Registo dos Indicadores EQAVET 2019-2022 – Cursos Profissionais
- Registo dos Indicadores EQAVET 2018-2021 – Cursos Profissionais
- Registo dos Indicadores EQAVET 2017-2020 – Cursos Profissionais
- Registo dos Indicadores EQAVET 2016-2019 – Cursos Profissionais
- Registo dos Indicadores EQAVET 2015-2018 – Cursos Profissionais
- Registo dos Indicadores EQAVET 2014-2017 – Cursos Profissionais
Relatórios de Satisfação dos Stakeholders
- Relatório de Satisfação EQAVET 23-24
- Relatório de Satisfação EQAVET 22-23
- Relatório de Satisfação EQAVET 21-22
- Relatório de Satisfação EQAVET 20-21
- Relatório de satisfação dos Alunos do Ensino Profissional 19-20
- Relatório de satisfação do Pessoal Docente do Ensino Profissional 19-20
- Relatório de satisfação dos Encarregados de Educação dos alunos do Ensino Profissional 19-20
- Relatório de satisfação do Pessoal Não Docente 19-20
- Relatório de satisfação da Formação em Contexto de Trabalho 19-20
- Relatório de satisfação dos Stakeholders Externos (exceto Encarregados de Educação) 19-20
Relatórios de progresso anual
Formulário
Comprometido num processo de promoção de melhoria contínua, o Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto só poderá crescer e desenvolver-se caminhando na mesma direção que os seus Parceiros. A opinião e as sugestões de melhoria dos nossos Stakeholders são fundamentais para que a Nossa Escola possa oferecer um ensino de qualidade, adequado às necessidades dos alunos e da comunidade. O Nosso Agrupamento quer fazer mais e melhor! Nesse sentido, pedimos-lhe que, de uma forma muito sucinta, nos deixe algumas sugestões de melhoria! Muito obrigado!
Publicações
O principal objetivo deste workshop é introduzir o conceito de empreendedorismo aos jovens através de uma experiência prática e realista de criar e gerir o seu próprio negócio – neste caso, uma banca de limonada.
Esta atividade serve como uma ferramenta pedagógica dinâmica e envolvente para despertar o interesse dos jovens pelo empreendedorismo e fornecer-lhes as bases para futuras atividades empresariais.
Participaram 7 equipas e depois de analisados custos, vendas e lucro as equipas decidiram entregar uma doação à ASAD -Mondim.
Os vencedores por categoria, foram:Lucro – Pink lemonade club
Sabor da Limonada – Gabilexon
Criatividade da Banca – Pink lemonade club
Trabalho em equipa – Sabores do Verão […]
Os quatro Cursos Profissionais de Técnico de Instalações Elétricas, de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, de Eletrónica, Automação e Computadores e de Turismo Ambiental e Rural, estiveram representados em 4 salas, onde se expuseram trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo deste ano, nas diversas áreas disciplinares, com maior incidência das áreas técnicas.
Com esta iniciativa pretendeu-se, principalmente, que os alunos do terceiro ciclo, que no 9º ano têm de tomar uma decisão sobre a área que vão prosseguir, tenham a oportunidade de conhecer diferentes opções de formação e os ajude a refletir sobre os seus interesses, aptidões e objetivos de carreira, auxiliando na tomada de decisões sobre o seu futuro profissional. Também, se pretendeu dar conhecer à comunidade educativa, especialmente aos Stakeholders externos, que foram convidados a vir visitar os trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos. […]
No início da manhã os alunos do 12ºano assistiram a palestras de diversas instituições, onde foram transmitidas informações específicas sobre planos de estudo, conteúdos programáticos e metodologias de ensino. Durante o resto do dia os alunos dos 9º, 10º, 11º e 12º anos tiveram a oportunidade de visitar os stands das diferentes instituições presentes.
Esta iniciativa reveste-se de particular importância, para facilitar a transição dos alunos do Ensino Secundário para o Ensino Superior, fornecendo-lhes informações importantes e oportunidades de contacto direto com o mundo académico, ao mesmo tempo que permite às instituições promoverem-se e atraírem futuros talentos. […]
Este workshop teve como objetivo capacitar os participantes a comunicarem as suas ideias de forma eficaz, persuasiva e com confiança, maximizando as suas hipóteses de sucesso em diversas interações profissionais e pessoais. […]
Contamos com a colaboração de toda a comunidade para termos um planeta mais saudável! […]
Marco Oliveira 11ºC […]
Esta iniciativa concretizou-se através de uma exposição estática nos espaços exteriores da escola sede, bem como de uma explicação por parte dos responsáveis de cada instituição sobre funcionamento e respetivo âmbito de intervenção.
Estiveram presentes dez entidades ligadas à segurança e proteção civil, nomeadamente: a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto, a Guarda Nacional Republicana com Unidade de Emergência Proteção e Socorro, Inativação de Explosivos, Cinotecnia, Núcleo Ambiental, Corpo de Intervenção e Brigada de Trânsito, a Força de Sapadores Bombeiros Florestais do ICNF, o Corpo de Agentes Florestais do ICNF, os Vigilantes da Natureza do ICNF, a Gestão de Fogos Rurais do ICNF, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Força Especial de Proteção Civil, Cruz Vermelha do Arco de Baúlhe e o Serviço Municipal de Proteção Civil.
A exposição estática contou com a presença de todas as turmas, desde o ensino pré-escolar, até ao ensino secundário.
Agradecer ao Serviço Municipal da Proteção Civil, aos Agentes de Proteção Civil presentes, a todas as entidades envolvidas, professores e alunos que participaram nesta iniciativa. […]
Nos dias 10 e 11 de março as turmas do 9.º ano, na disciplina de Arte Digital (CEA) e o 10.º C Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Técnico de Instalações Elétricas, na disciplina de TIC, tiveram oportunidade de assistir a uma sessão de Filmes selecionados pela equipa Monstrinha.
Parabéns pela iniciativa! […]
Foi uma atividade que serviu para recordar/celebrar algumas das muitas conquistas femininas, relembrar a importância de reivindicar a igualdade de género e promover a importância das mulheres em todo o mundo.Carolina Farroco 12ºC […]
A atividade correu bem e foi do agrado dos alunos. Para nós, que a desenvolvemos, permitiu-nos perceber que é preciso criar atividades de acordo com vários aspetos do grupo alvo: idade, características, interesses, capacidades,…também nos prepara para sabermos lidar com imprevistos e adaptarmos materiais ou atividades á medida que os mesmos surgem.Andreia 11ºC […]
No dia 26 de fevereiro de 2025, o Gabinete de Apoio ao Público – Secção de Recrutamento Militar de Vila Real, em articulação com o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento e equipa EQAVET, dinamizou uma sessão de esclarecimento dirigida aos alunos do 12º ano de escolaridade. O objetivo da sessão foi informar os alunos sobre o sistema de prestação de serviço militar em regime de contrato, bem como sobre as possibilidades de ingresso no quadro permanente das Forças Armadas, através da Academia Militar ou da Escola de Sargentos do Exército.
Durante a sessão, os alunos puderam conhecer os requisitos, as condições de recrutamento e as oportunidades de carreira no exército, além de obter informações detalhadas sobre o processo de seleção para as instituições de ensino militar. O evento foi uma oportunidade para os estudantes esclarecerem dúvidas sobre como podem ingressar no Exército e seguir uma carreira militar.
[…]
Nesta UFCD fizemos ainda uma recolha, por distrito, de exemplos de património material e imaterial do nosso país. Com ele podemos perceber o potencial que o nosso país tem para oferecer em termos turísticos.
Laisa Coutinho 12ºC […]
Apesar deste ter sido uma atividade trabalhosa, foi com agrado que realizamos e marcamos este dia. Os nossos colegas do 12ºA e B realizaram um trabalho que afixaram nas portas de cada pavilhão com frases alusivas ao dia.
Carolina Farroco 12ºC
[…]
De forma lúdico-pedagógica comemorou-se este dia e aumentamos a cultura geral sobre o dia de S. Valentim.
Apesar deste jogo ter sido trabalhoso, foi com agrado que fizemos a pesquisa, a pintura e a criação dos materiais, para agora qualquer turma o poder explorar.
Margarida Silva 11ºC […]
Cumprindo a tradição, saiu a 13ª edição do Time Basto, o Magazine dos Cursos Profissionais.
Ao longo do primeiro período os alunos dos Cursos Profissionais, participaram e dinamizaram diversas atividades, desenvolvendo competências sociais, científicas e profissionais.
Cumpre ao magazine dar a conhecer todo este trabalho e estabelecer a ponte entre a Escola e a Comunidade.
Um agradecimento especial a todos os envolvidos.
Para consultar o Magazine clique na imagem: […]
[…]
11 Dezembro, 2024No dia 4 de dezembro, os alunos de 11º C e 12º C do curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural assistiram a uma palestra subordinada ao tema “Ordenamento do Território e o Plano Diretor Municipal”, dinamizada pela técnica do Município de Mondim de Basto, Doutora Eugénia Badim.
Nesta atividade, foram apresentados mapas do concelho, nomeadamente das áreas protegidas, em particular do Parque Natural do Alvão e da Rede Natura 2000.
De seguida, os alunos foram convidados a consultar o PDM, disponível no site do Município, para perceber se seria permitida a construção de uma habitação unifamiliar, em Campos, e de uma infraestrutura agrícola, em Atei. Todos concluíram que seria permitida, dado respeitar as exigências daquele documento.
Esta atividade foi muito importante para a consolidação de conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação Ambiental e Rural, como para o desenvolvimento de trabalhos práticos desta disciplina. […]
Os principais objetivos da referida ação foram consciencializar os alunos para este tipo de violência e apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem e encontrarem formas de prevenção.
O resultado final foi bastante satisfatório, tendo em conta a participação, a interação e o interesse manifestado por todos os alunos.
A equipa do PESES agradece a todos os que, de alguma forma, contribuíram para a concretização da mesma. […]
Esta iniciativa visa fomentar nos alunos o potencial empreendedor, conduzindo à mudança de atitude, ao contacto direto com conceitos empreendedores e ao desenvolvimento de novas competências sociais e pessoais. […]
O evento contou com a presença de 1400 pessoas e foi transmitido em streaming para quase 6 mil espectadores. Esta cerimónia foi o corolário de um campeonato que reuniu 433 participantes, oriundos de 82 entidades (centros de formação, escolas profissionais, entidades formadoras) de todas as regiões do país (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira).
A cerimónia começou com um espetáculo vibrante de música e dança apresentado por artistas talentosos da Rock School Porto, que animaram e aqueceram a plateia com a sua atuação, criando o clima certo para o que se seguiria.
O Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Moreira, deu início à sessão com um discurso de reconhecimento e de valorização da formação profissional, seguido pela intervenção de Ana Elisa Santos, Delegada Oficial da WorldSkills Portugal e Vogal do Conselho Diretivo do IEFP, que, para além de reconhecer a competência e entrega de jurados e de toda a organização, e de sublinhar o trabalho e empenho de concorrentes, destacou a importância da colaboração entre diversas entidades, parceiras e patrocinadoras para o sucesso do evento.
Estas entidades foram reconhecidas por Gustavo Seia, coordenador da WorldSkills Portugal, e por Carlos Diogo, Delegado Técnico, que subiram ao palco para falar sobre o papel crucial de parcerias institucionais, patrocinadores oficiais e parceiros da competição no SkillsPortugal Norte 2024.
A nossa escola esteve representada pelo aluno Eduardo Esteves, do curso profissional de Eletrónica, Automação e Computadores, do 12ºC, com mais uma excelente prestação, que lhe permitiu ficar entre os primeiros a nível nacional. O professor António Ferreira acompanhou o aluno e, ao mesmo tempo, fez parte do júri nacional.
A prova de eletrónica foi avaliada com as seguintes principais áreas de competências:Planeamento e organização – 5%
Comunicação e relacionamento interpessoal – 5%
Projeto de circuitos eletrónicos – 20%
Desenho de hardware – 15%
Soldadura e dessoldadura – 15%
Programação de microcontroladores – 15%
Montagem e ensaio – 10%
Reparação – 15%O aluno Eduardo Esteves fez uma excelente prova, mostrando competências e capacidade de excelência.
Na soldadura e dessoldadura, fez a montagem de um osciloscópio com micro soldadura, cumprindo as exigências das normas, sendo elogiado como o projeto mais perfeito.
No desenho de hardware, cumpriu e realizou uma prova com uma avaliação acima de 90%. Foi considerada uma das melhores provas apresentadas. […]
Mais um ano, a turma do 11ºC, recriou um “Magusto Tradicional”.
Com alguma antecipação recolheram a munha, elaboraram cartazes divulgativos, convites e cones para as castanhas.
No dia 11 de novembro, depois de cortadas e temperadas, as castanhas foram à fogueira. Esta serviu, também, para os tradicionais saltos e para os famosos “forretões”. Entre castanhas, jogos tradicionais, música e alegria, alunos, professores e auxiliares de educação reviveram, no intervalo, do dia 11 de novembro, esta festa tão popular. […]
Ainda no âmbito das comemorações do dia Mundial do Turismo, fomos vivenciar o ambiente de uma vindima e perceber como este costume tão nosso pode ser um atrativo turístico.
A Encosta do Rolão foi a entidade que nos recebeu e que nos proporcionou uns breves momentos de vindima. Depois, fomos conhecer o processo, na adega, pelo qual passa a uva até ao engarrafamento. Pudemos, ainda, perceber como é que esta quinta adequou esta atividade com grupos turísticos que os visitaram.
Foi uma aula de campo muito útil e que nos abriu horizontes das possibilidades que temos, a nível rural, para serem convertidos em atrativos turísticos.Leandro Borges 11ºC […]
2 Outubro, 2024De 25 a 27 de setembro de 2024, entre as 8.30h e as 18.00h, decorreram as provas da Fase Regional do Campeonato das Profissões– SkillsPortugal Norte 2024, visando escolher os melhores da região norte, em cada profissão, para representar a nossa região no próximo Campeonato Nacional das Profissões.
Faltando cerca de 50 dias para a etapa nacional, esta fase regional abrangeu 391 concorrentes e 319 jurados que tiveram a oportunidade de melhor se prepararem para o grande desafio de novembro.
É, pois, uma oportunidade que jurados e concorrentes têm de poder experimentar uma prova, em tudo semelhante à que vão encontrar no campeonato nacional, e preparar-se melhor, dessa maneira, para competir e alcançar melhores resultados. Foi este, aliás, o retorno das pessoas envolvidas, desde dirigentes, a jurados e concorrentes ao longo destes três dias de prova.
Tornando o evento seu, orientado para as características do respetivo território e das pessoas que lá vivem, cada região aproveitou estes 3 dias para divulgar a sua oferta formativa e atrair jovens da sua região para a formação profissional.
O aluno Eduardo Esteves, do curso profissional de Eletrónica, Automação e Computadores, do 12ºC, ficou classificado em 2º lugar, o que lhe permitiu passar à fase seguinte e o professor António Ferreira fará parte do júri nacional. […]
Parabéns, em primeiro lugar, aos nossos alunos pelo sucesso alcançado, mas também aos professores, pais/encarregados de educação e a todos os parceiros do Agrupamento, que contribuíram de forma muito relevante para estes resultados.
Aos alunos, desejar a concretização de todos os sonhos nesta nova etapa que agora iniciam e reforçar que a escola continuará de portas abertas para os receber!
“Juntos iremos mais longe”
[…]
Fomos conhecer 3 tipologias de alojamento turístico e perceber como se fazem reservas, check-in e check-out e que tipos de animação promovem aos turistas, enquanto ficam alojados nos seus estabelecimentos.
Foi um dia muito produtivo e didático.
Na hora de almoço fizemos um piquenique no rio Cabril e a dinamizar jogos, entre grupos, para irmos praticando animação que, futuramente, podemos usar na área do turismo em alguma atividade que estejamos a realizar com turistas.
Com este dia aprendi que a área de turismo é bem mais complexa e trabalhosa que imaginamos. Temos que estar sempre ativos, informados, disponíveis, criativos e em constante alerta para podermos corresponder ás expetativas dos turistas que são cada vez mais exigentes.Lana Gonçalves 10ºC […]
Os professores envolvidos desejam aos finalistas do 12ºC sucesso contínuo na “escola da vida” e esperam que os alunos do 10º continuem a seguir o seu percurso académico com dedicação e entusiasmo.Os professores de E.E e de Português […]
A nossa turma (12ºC) do curso “Técnico de instalações Elétricas” com a colaboração de todos os professores, mas essencialmente com o apoio do professor das áreas mais técnicas do curso, o docente António Ferreira, desenvolveu diferentes projetos que vão desde a sua criação até à defesa perante um júri. No princípio, sentimos sempre alguma dúvida, alguma insegurança e questionamo-nos se, realmente, temos as competências, os conhecimentos e as habilidades para não defraudarmos expetativas (quer pessoais, quer dos professores ou até dos familiares). Assim sendo, no início e ao longo de todo o processo, uns mais do que outros (alguns conseguem disfarçar melhor!), sentimos um nervosismo/apreensão, a pressão de um bom desempenho e o receio de cometermos erros. No entanto, o professor António, responsável quase único pela escolha de cada um dos nossos projetos, foi-nos orientando/ensinando/guiando/instruindo/ilustrando… Para a maioria de nós, a parte prática do projeto dissipou alguma insegurança inicial, pois fomos assistindo à criação de algo que estava apenas na nossa mente; no fundo, idealizamos algo, dedicamo-nos a essa atividade e, no final, sentimos um certo alívio! Por momentos, acreditamos que estamos a alcançar um objetivo futuro (quem sabe, um lugar numa empresa reconhecida!) e sentimo-nos orgulhosos por, desta maneira, demonstrarmos algumas das nossas aptidões. Porém, esta Prova ainda não fica por aqui, uma vez que ainda temos de enfrentar vários obstáculos ao redigir a PAP, especialmente porque precisamos de descrever, na teoria, o projeto que elaborámos na prática. Muitas vezes, sentimos dificuldades em expressar por escrito as nossas ideias, sobretudo quando se trata de traduzir conceitos e processos práticos para uma linguagem escrita coerente e bem estruturada. Por outro lado, existe a necessidade de nos familiarizarmos com a terminologia técnica adequada e encontrar um equilíbrio certo para fornecer ao leitor detalhes suficientes, sem o sobrecarregar com informações excessivas. Ora, ter capacidade de síntese, descrever, adequadamente, as etapas, os procedimentos e métodos utilizados, refletir criticamente sobre o nosso trabalho… são competências, habilidades de escrita que nos permitem ter alguma confiança na redação das nossas PAP’s.
Desenganem-se, por isso, todos os alunos que acham que as disciplinas de componente teórica (como por exemplo, Português, Área de Integração,…) não são essenciais nos cursos profissionais!Os alunos do 12ºC […]
11 Junho, 2024Este projeto dos alunos e docentes do Ensino Profissional está já na sua 12ª edição. A sua finalidade é divulgar o trabalho desenvolvido no âmbito da oferta formativa dos Cursos Profissionais, intensificar o contacto entre a escola e os Stakeholders, promover a interdisciplinaridade e a ligação entre todos os Cursos Profissionais, promover o empreendedorismo e a partilhas de opinião, entre outros.
Mais uma vez, um agradecimento especial a todos os envolvidos.
Clique aqui para consultar o Magazine. […]
Para conhecimento dos alunos e encarregados de educação, segue o respetivo calendário/horário:
Calendário de Apoio – Versão PDF […]
Devolução do Kit do Projeto da Escola Digital (SÓ PARA ALUNOS 4º, 9º e 12º ANO)Como sabem, os equipamentos do projeto Escola Digital são cedidos a título de empréstimo, para uso dos alunos durante o seu percurso escolar.
Neste ano letivo, há uma alteração às regras do projeto, que permite que os alunos mantenham os equipamentos que têm em sua posse, durante mais um ciclo de ensino, caso entendam ser a melhor opção.
Assim, surgem duas opções nas regras de devolução:
No final do 4.º ano (PC Tipo I):
Opção 1 – Podem manter os equipamentos até ao 6º/7º ano.
Opção 2- Caso contrário, terão de devolver o equipamento até 28 de junho e no ano seguinte poderão levantar um Kit tipo II-usado (de acordo com a disponibilidade existente).No final do 9.º ano (PC Tipo II):
Opção 1 – Podem manter os equipamentos até ao 12º ano.
Opção 2- Caso contrário, terão de devolver o equipamento até 7 de junho e no ano seguinte poderão levantar um Kit tipo III-usado (de acordo com a disponibilidade existente). Se necessitarem para preparação dos exames nacionais, podem entregar até dia 28.No final do 12.º ano , todos os alunos têm que proceder à devolução dos equipamentos a título definitivo, até dia 7 de junho. Se necessitarem para preparação dos exames nacionais, podem entregar até dia 28.Devem informar, via classroom, o diretor de turma da opção tomada.Para quem optar por realizar a entrega, tem que cumprir as seguintes orientações:
O kit Escola digital deve ser entregue na sua totalidade: PC, Router (tipo I e tipo III), Cartão SIM, Mochila, Cabos e Carregadores. Todos os códigos PIN criados pelo aluno durante a sua utilização, que inviabilizam inícios de sessão de outro utilizador ou arranque do PC, devem ser entregues no momento da devolução. Pede-se que fechem todas as contas abertas ou, em alternativa, que formatem o PC.Se algum equipamento se encontrar danificado (ecrã partido, teclado incompleto, etc) ou com avaria, a reparação é da exclusiva responsabilidade do encarregado de educação/aluno maior de idade, tal como consta no contrato assinado. O não cumprimento deste requisito terá as consequências legais, previstas pelo Projeto da Escola Digital.Por forma a tornar o processo mais célere, será importante trazerem o vosso auto de entrega.
Os equipamentos devem ser entregues limpos.
A entrega do Kit é feita na Direção, na escola sede, pelo encarregado de educação ou aluno (caso seja maior de idade)
Quem considerar que já não necessita do Kit, pode fazer a devolução a partir da data deste email.
Os restantes alunos, dos outros anos, não necessitam de devolver equipamentos.
Sempre que surgir alguma dúvida neste processo, pedimos que entrem em contacto com a Direção.
[…]
Nesta primeira fase, os nossos alunos participantes tiveram de realizar uma prova constituída por 1 módulo, num total de 6 horas, visando a avaliação individual das diferentes competências necessárias a um desempenho profissional exemplar. Tratou-se de um trabalho prático, em que os alunos tinham de desenvolver o produto de acordo com um desenho esquemático apresentado. […]
Agradecemos a todos os que contribuíram para a comemoração deste dia. […]
Obrigado a todos os alunos e professores que estiveram envolvidos nestas Jornadas.
[…]
Esta iniciativa permitiu aos alunos da nossa escola conhecer o funcionamento de um dos órgãos políticos europeus, as suas dinâmicas e tipo de intervenção. Os nossos alunos puderam colocar questões e esclarecer dúvidas sobre a escolha dos deputados dos Estados-Membros, sobre a elaboração de leis da UE e poderes associados ao parlamento.
Agradecemos a participação, a disponibilidade e intervenção do Eurodeputado Pedro Silva Pereira, bem como de todos os alunos que atentamente seguiram a sessão.
[…]
O nosso agradecimento a todas a instituições presentes na mostra.
[…]
12 Abril, 2024No passado dia 9 de Fevereiro, os alunos do Ensino Profissional do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, do clube de Proteção Civil, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, foram visitar o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, o Comando Regional Norte da ANEPC e a Companhia de Ataque Ampliado do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro
A atividade foi desenvolvida com o intuito de despertar consciência para a problemática dos incêndios florestais, bem como para a adoção de condutas de respeito pela natureza e ambiente, contribuindo deste modo para a redução de comportamentos críticos por parte da população. […]
No dia, com o apoio da Escola de Música do Município, a participação mais ativa de alguns alunos e professores e na presença de várias entidades convidadas, encarregados de educação, auxiliares da educação e de todos os alunos que, livremente quiseram participar, festejamos antecipadamente a festa mais importante do cristianismo.
Esta cerimónia correu bem e retratou o trabalho de tantos dias e pessoas. Mais uma vez os alunos finalistas foram homenageados por terem estado ligados à disciplina no decorrer do seu percurso escolar.Laisa Coutinho 11ºC […]
Da parte da manhã, visitaram-se as instalações da Barragem de Bragadas (EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso em Ribeira de Pena.), onde os alunos puderam ter uma ideia do processo inerente à produção de energia elétrica.
De tarde, num cariz mais turístico, os alunos conheceram a ponte de arame que ultrapassa os 20 metros de comprimento e está suspensa por mais de 100 cabos de arame torcido. Esta serve de ligação às duas margens do Tâmega, entre as freguesias de Salvador e de Santo Aleixo. De seguida os alunos fizeram parte do “Roteiro Camiliano” para conhecer um pouco da vida de um dos maiores vultos da literatura portuguesa, ficando a conhecer a habitação onde Camilo Castelo Branco viveu com sua primeira esposa aquando da sua passagem por Ribeira de Pena. A exposição permanente permite conhecer a vida e obra de Camilo, a importante influência que recebeu de Ribeira de Pena e inclui uma reconstituição dos seus aposentos no espaço que partilhou com Joaquina. Acresce que puderam constatar o trabalho de um guia turístico, já que parte do PR e a própria visita à habitação de Camilo, foram feitas por profissionais da área de turismo. […]
Os jogadores mais estrategas ganharam brindes! […]
A participação na exposição Qualifica permitiu o contacto com instituições de ensino superior, instituições de ensino profissional, instituições de serviço militar e de segurança, empresas e organismos públicos.
O objetivo principal da visita é apoiar os alunos na tomada de decisão escolar, a realizar no final do ano letivo, de modo a aumentarem a sua adaptabilidade e certeza de carreira. […]
Acesso ao Ensino Superior 2022/2023 – Pré-Requisitos
(Deliberação n.º 316/2024, de 13 de março)
Avisam-se os alunos do 12º ano, que se encontra disponível para consulta, na página da Internet www.dges.gov.pt e nos Serviços Administrativos, desta Escola, informação relativa aos pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo 2023/2024.
Informa-se ainda que o prazo para a inscrição da realização da época normal da avaliação dos pré-requisitos decorre de 4 a 22 de abril de 2024.
Podem aceder no site da escola a toda a informação relativa aos exames nacionais 2023/24.
Provas e Exames 23-24 […]
11 Março, 2024Há várias explicações para a origem do Dia Internacional da Mulher ser a 8 de março. Uma delas é a própria luta das mulheres operárias por mais direitos e melhores condições de vida nas fábricas. Juntou-se a isso, o movimento sufragista que reivindicava o direito ao voto. Há quem afirme que a data foi proposta por causa de um incêndio em 1857, numa fábrica em Nova York. No entanto, este acidente nunca foi comprovado e o mais provável é que fizesse referência a um sinistro ocorrido na mesma cidade em 1911. Na verdade, o 8 de março foi escolhido porque neste dia, em 1917, as mulheres russas protestaram exigindo melhores condições de vida. A manifestação reuniu mais de 90 mil operárias e ficou conhecida como “Pão e Paz”.
Na década de 70, a ONU reconheceu esta data como o Dia Internacional da Mulher.
As comemorações deste dia, hoje muito comerciais, ainda pretendem fazer refletir sobre o papel e a dignidade da mulher na sociedade, nem sempre reconhecido.
Na disciplina de TAA, no Curso de TTAR, assinalamos este dia com a criação de três silhuetas femininas e um texto que as descrevia. Criamos, ainda, um marcador de livro, que oferecemos ás mulheres da nossa escola e das nossas famílias.
Foi uma forma simples de assinalarmos o dia, mas antes simples do que passar em branco.
Lana Gonçalves, 10º C […]
Foi muito interessante aprender fazendo, com os Workshops da Oficina dos Robôs, do Laboratório de Investigação Criminal e com as exposições Mão na massa e Janelas de luz.
Os nossos alunos gostaram muito e tiveram uma participação muito ativa. Estão de parabéns! […]
Esta iniciativa concretizou-se através de uma mostra/demonstrações nos espaços exteriores da escola sede, bem como de uma explicação por parte dos responsáveis de cada instituição sobre funcionamento e respetivo âmbito de intervenção.
A exposição estática contou com a presença de todas as turmas, desde o ensino pré-escolar, até ao ensino secundário.
Agradecer ao Serviço Municipal da Proteção Civil, aos Agentes de Proteção Civil presentes, a todas as entidades envolvidas, professores e alunos que participaram nesta iniciativa.
[…]
Foi uma visita rica de novos conhecimentos e esclarecedora do papel que temos no campo do turismo quando dele fizermos profissão.
Laisa Coutinho, 11º C
[…]
Tânia Henriques
11ºC […]
Este ano, comemoramos este Dia da Internet Mais Segura com várias atividades em sala de aula, sobre as quais convidamos toda a comunidade escolar a analisar e refletir, já que a temática diz respeito a todos.
Protejam-se!
Clique nas imagens para consultar as informações e os vídeos: […]
Fizemos dois exemplares. Um oferecemo-lo à Biblioteca e outro à Reprografia, local onde nós alunos, podemos requisitar alguns jogos. Pretendemos assim, que este seja mais um jogo a ser usado pelos nossos colegas e com ele que conheçam mais pontos e atividades que o nosso concelho oferece, na área do turismo.
Tânia Henrique 11ºC
[…]
[…]
Depois dos Selos Nacionais, os projetos eTwinning “No Other World” e “Meeting Point“, desenvolvidos ao longo do ano letivo 2022/23, recebem agora os Selos Europeus de Qualidade pelo trabalho desenvolvido, premiando o trabalho dos professores, dos alunos e a colaboração com os parceiros. Ambos os projetos cumpriram os critérios do Quadro do Selo de Qualidade e receberam pontuação elevada. Além dos certificados atribuídos, os projetos serão apresentados numa área especial da Plataforma Europeia de Educação Escolar (ESEP).
O trabalho realizado, em ambos os projetos, implicando diversas metodologias, recursos e estratégias, permitiu o desenvolvimento, nos alunos, de diversas competências e, cumulativamente, a aquisição de aprendizagens variadas, em grupo alargado, em pares ou individualmente, com ou sem orientação dos professores. As abordagens pedagógicas visaram, primordialmente, o desenvolvimento de atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes, assumindo a utilização crítica de fontes de informação diversas e das tecnologias de informação e comunicação.
Todo o trabalho resulta de uma colaboração efetiva e profícua entre todos os envolvidos, alunos e professores, em grupo restrito ou alargado. Essa colaboração verificou-se desde a primeira hora, com a definição das atividades a desenvolver, calendarização, ferramentas a utilizar e objetivos a atingir.
A par de todas as aprendizagens e do desenvolvimento de diversas competências, destaca-se o desenvolvimento do espírito de cidadania europeia, indo de encontro aos objetivos de internacionalização do nosso Agrupamento. […]
A hora do almoço, muito normal para o comum dos mortais, foi também um momento que acrescentou alguma alegria às nossas vidas… Pois é, ir ao McDonald’s é sempre novidade!
Aliás, ainda sobrou tempo para passearmos pelo centro comercial, entrar e sair das lojas e aproveitar para ver as novidades da estação!
No período da tarde, esperava-nos os “passadiços do Corgo”; pensávamos que iríamos percorrer os mesmos caminhos do ano passado, mas havia outra rota à nossa espera… Afinal, ainda não tínhamos visto tudo e o Corgo ainda tinha mistérios por desvendar… Associado a estes “passadiços” havia, também, toda uma zona de lazer com um parque que permitia praticar desporto e a maioria “suou” a camisola!
Como se costuma dizer “não há duas sem três”, os alunos, com toda a certeza, aguardam pela chegada do próximo ano para mais uma visita a Vila Real.
Os alunos do 12ºC […]
Durante a tarde do dia 6 de dezembro, ambas as turmas realizaram a rota e as atividades que preparamos para a mesma.
Foi uma tarde agradável onde pudemos alargar os nossos conhecimentos turísticos, aplicar conhecimentos já adquiridos e usar a aplicação que ficamos a conhecer, como uma ferramenta útil para atividades turísticas.
Cláudia Gravelos, Carolina Farroco e Tânia Henrique
11ºC […]
Na semana que antecedeu este dia, as turmas do 2º e 3º ciclos realizaram trabalhos que foram expostos durante a semana de 6 a 10 de novembro. Intrínseco à sua realização estiveram a ser aplicados valores tais como: interajuda, partilha, respeito e responsabilidade.
As turmas do 10º e 11º C ficaram a cargo das decorações que foram afixadas nas grades da entrada da escola.
As turmas do 1º ciclo realizaram pulseiras alusivas ao dia.
No dia 10 de novembro, no intervalo da manhã, as turmas do 10º e 11ºC, na disciplina de TAA, em parceria com EMRC, recriaram um Magusto tradicional. Esta atividade serviu para aprenderem a dinamizar atividades de tradições rurais que podem ser uma mais valia na área do turismo. Esta atividade envolveu muito trabalho prévio para a sua concretização, mas capacitou os alunos na dinâmica de planificar, organizar e dinamizar atividades lúdico-pedagógicas. Durante o magusto foram recordados jogos e brincadeiras mais antigas (arco, macaca, corda, pião e malha) e reproduzidas algumas músicas populares. As brincadeiras do ”saltar a fogueira”, fazer os “forretões” e o descascar as castanhas recheando-as de histórias e alegria, também foi uma constante durante a atividade. […]
Esta visita consistiu em conhecer a ferramenta tecnológica “Tomi” presente no mercado desde 2011, pensado para os turistas e habitantes das cidades/vilas, com vista a facultar informação útil e de interesse, de forma fácil, rápida e integrada, 24h por dia, sobre a oferta turística de cada local, onde estes equipamentos estão instalados. O equipamento disponibiliza a informação em vários idiomas, estando já presente em cerca de 100 cidades/vilas portuguesas, incluindo o nosso município.
Para além deste equipamento, ficamos a conhecer o posto de turismo e todos os materiais de divulgação utilizados para a promoção dos vários tipos de turismo que potencializamos.
Tivemos ainda a oportunidade de conhecer a exposição sobre o Parque Natural do Alvão que está na parte superior deste Posto de Turismo, onde se insere um dos nossos locais mais turísticos: as Fisgas de Ermelo.
Foi uma aula diferente, mas muito útil, para percebermos o que vamos estudar nesta UFCD.Lana Gonçalves – 10ºC […]
Os alunos do Curso de Turismo Ambiental e Rural, do 11º C, solicitaram dispensa da sua FCT neste dia e participaram, de manhã, em parceria com a Município, que também comemorava este dia, numa caminhada pela Levada do Moinho do Lombo, em Ermelo. Exploraram, assim, o turismo de natureza.
Durante a tarde realizaram Rafting, no rio Tâmega. Desta vez, mais em contato com o turismo de aventura, puderam vivenciar uma experiência nova e perceber mais sobre as possibilidades turísticas do nosso concelho. […]
Os alunos do Curso de Turismo Ambiental e Rural, do 10º C, marcaram este dia com uma exposição de trabalhos e materiais alusivos ao tema. Esta exposição está patente até à próxima semana.
Prepararam, ainda, mais na vertente do turismo gastronómico, um lanche com alguns dos nossos produtos locais, para os professores, auxiliares da educação e para a própria turma. Foram, também, convidadas as alunas do mesmo curso, que frequentam o 11ºano.
Estas atividades foram o primeiro contato com a realidade do turismo no desenvolvimento económico do nosso município e com as potencialidades que este lhes pode oferecer futuramente. Realizaram ambas as tarefas com empenho, responsabilidade e profissionalismo.
Estão de parabéns! […]
Parabéns, em primeiro lugar, aos nossos alunos pelo sucesso alcançado, bem como aos professores e pais/encarregados de educação, que contribuíram largamente para estes resultados.
Aos alunos, desejar a concretização de todos os sonhos nesta nova etapa que agora iniciam e reforçar que a escola continuará de portas abertas para os receber!
“Juntos iremos mais longe”
[…]
De seguida fomos conhecer o “Refúgio das Poldras”. Este alojamento tem, anexado ao conceito, mais duas possibilidades atrativas de hospedagem: a Casa da Árvore e Glamping. Todas estas ofertas ficam situadas junto ao rio Cabril o que torna o alojamento muito requisitado, por parte dos turistas.
Esta aula de campo foi muito interessante para a nossa visão de alojamento turístico e perspectivas para futura Formação em Contexto de Trabalho.”Claúdia Gravelos e Tânia Henriques […]
De seguida fomos conhecer outro tipo de turismo, desta vez, à aldeia de xisto, Quintandona. recuperada com extremo bom gosto, onde pudemos verificar que quase todas as casas e muros foram construídos em xisto, o que a torna única na região. Esta diferenciação torna-a atrativa na categoria do turismo rural.
No regresso paramos em Amarante, onde, no nosso rio Tâmega, fomos presenteadas com um passeio de cegonha.
Foi um dia muito interessante e educativo e abriu-nos horizontes para percebermos melhor as possibilidades do curso que frequentamos.”
Carolina Farroco […]
Estas PAP são o culminar do curso e consistem num projeto onde o aluno demonstra as competências e os saberes que desenvolveu ao longo da formação, incidindo sobre um tema específico.
Entre nervosismo, êxtase e o alívio de missão cumprida podemos congratular os nossos alunos pelas excelentes prestações e pelo sucesso atingido.
A todos, muitos PARABÉNS e SUCESSO! […]
Para consultar online, vá à página inicial do site do nosso Agrupamento e clique em “GIAE online (fora da EBS)” – separador “Ligações do Agrupamento”, ou então clica aqui.
Depois de inserir o nome de utilizador e a palavra passe, clicar em “Meu menu” (1) / “Turma” (2) / “Classificações” (3). […]
Para consultar, vá à página inicial do site do nossos Agrupamento e clicar em “GIAE online (fora da EBS)” – separador “Ligações do Agrupamento”, ou então clica aqui.
Depois de inserir o nome de utilizador e a palavra passe, clicar em “Meu menu” (1) / “Turma” (2) / “Classificações” (3). […]
Na Exposição da Feira Qualifica os alunos e professores tiveram oportunidade de ter contacto com instituições de ensino superior, instituições de ensino profissional, instituições de serviço militar e de segurança, empresas e organismos públicos.
O objetivo principal destas visitas é apoiar os alunos na tomada de decisão escolar, a realizar no final do ano letivo, de modo a aumentarem a sua adaptabilidade e certeza de carreira. […]
Esta iniciativa concretizou-se através de uma mostra/demonstrações nos espaços exteriores da escola sede, bem como de uma explicação por parte dos responsáveis de cada instituição sobre funcionamento e respetivo âmbito de intervenção.
Agradecer ao Gabinete Municipal da Proteção Civil, aos Agentes de Proteção Civil presentes, a todas as entidades envolvidas, professores e alunos que participaram nesta iniciativa. […]
27 Fevereiro, 2023No âmbito do Clube de Proteção Civil da nossa escola, em articulação com o Gabinete Municipal de Proteção Civil, dando cumprimento à formação de Suporte Básico de Vida, foi ministrada pelo INEM, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto, uma formação no dia 27 de fevereiro, durante o período da manhã, a todos os alunos do 9º ao 12º ano.
A formação teve um momento teórico e outro prático. A sessões teóricas tiveram cerca de 30 minutos, no Favo das Artes e no auditório da Assembleia Municipal. A sessão prática decorreu no pavilhão gimnodesportivo da escola, de acordo com os grupos previamente definidos.
Estas sessões deram a conhecer os procedimentos adequados de atuação numa situação de emergência, nomeadamente o algoritmo a cumprir no socorro a um familiar/cidadão em Paragem Cardiorrespiratória (PCR), bem como da colocação de um sinistrado na Posição Lateral de Segurança.
São valências que a Escola procura sempre fomentar, pois capacita alunos para uma cidadania ativa, promove empatia para com o próximo e que os dota de competências que podem salvar vidas.
Um agradecimento a todas as entidades envolvidas nesta iniciativa, bem como a todos os alunos pelo interesse demonstrado.
[…]
Já após o almoço, a visita prosseguiu com uma caminhada pelos “passadiços do Corgo”. Enquanto alunos do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, habituados, ao longo dos anos, ao deslumbramento que as paisagens Mondinenses nos têm proporcionado, pensávamos inicialmente que este percurso nada mais acrescentaria àquilo que entendíamos como “percursos naturais”. Desengane-se quem, tal como nós, o imaginou assim, pois este é o exemplo claro de como um rio (neste caso, o Corgo) pode ser “um fator agregador da cidade”; o aproveitamento dos caminhos antigos, já usados anteriormente pela população, com os passadiços de madeira criou um verdadeiro equilíbrio e uma total harmonia com a paisagem. Sentimo-nos verdadeiros turistas, valorizando não só o que de belo tem o nosso país, mas relembrando alguns hábitos saudáveis que devem fazer parte da nossa rotina, como por exemplo a atividade física.
No final da tarde, regressámos com a promessa de registarmos, por escrito, as passagens mais significativas que os nossos olhos de “observadores críticos” e os nossos ouvidos de “repórteres” ditaram.
Um bem-haja a todos!
[…]
À chegada, os alunos foram distribuídos de acordo com as suas posições, primeiro o 3º ano, logo a seguir o 4º ano. A atividade desenvolvida correu como esperado e a sessão de dança manteve todos atentos e deliciados, do início ao fim.
No final das coreografias, regressámos com a reportagem/ cobertura deste evento promovido pelo Professor Nuno de Inglês do 1º ciclo e as professoras titulares.
Um bem-haja a todos! […]
Sendo o secundário, cada vez mais, o espaço onde as questões/dúvidas das matérias de acesso ao ensino superior são ministrados e trabalhados, urge orientar, igualmente, os discentes cujas ambições coincidem a prossecução de estudos numa instituição de ensino superior, nos desafios que se avizinham e que tanto contribuirão para a escolha de uma carreira futura.
Deste modo, os alunos foram consciencializados para as ofertas formativas que as variadas instituições de ensino superior disponibilizam, bem como dos requisitos essenciais de candidatura. Aludiu-se, igualmente, à necessidade de uma escolha consciente, tendo em conta não só as condições do mercado de trabalho, mas igualmente os gostos pessoais que não poderão ser nunca descurados.
Os discentes presentes mostraram-se muito interessados nesta sessão, a avaliar pelo número apreciável de questões levantadas, dando conta de um inegável entusiasmo pelo processo que se avizinha.
A escola reiterou que as portas dos seus serviços estarão sempre abertas para quaisquer pedidos de esclarecimento adicionais, sendo importante reforçar o foco, a concentração nas aulas e a dedicação assídua ao estudo, que passarão a ser determinantes, para os candidatos, nos próximos tempos.
Por último, a Prof. Anabela Rodrigues, subdiretora do agrupamento de escolas, a equipa EQAVET, bem como as técnicas do SPO agradeceram a atenção, interesse e participação de todos os envolvidos, fazendo votos de que os tempos que os próximos tempos tragam as mais repletas felicidades e êxitos académicos.
A equipa EQAVET e SPO […]
– Técnico de Turismo Ambiental e Rural;
– Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores;
– Técnico de Instalações Elétricas;
– Técnico de Multimédia;
– Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.
A acrescentar algumas atividades que dinamizaram estes dias, a referir: Pinturas faciais e Tererés e prova gastronómica dinamizadas na sala do Curso de Turismo Ambiental e Rural; Curiosidades Matemáticas, na Biblioteca dinamizado pelo Grupo de Matemática; inseridas na preparação das Provas de Aptidão Profissional (PAP) os alunos de TGPSI prepararam a Lan Party e os de Multimédia a Sala dos Terrores; os alunos de Instações Elétrica e os de Eletrónica, Automação e Computadores realizaram demonstrações prática de reparação de electrodomésticos e equipamentos elétricos. Decorreram, ainda, um conjunto de outras atividades que permitiram dar a conhecer a toda a comunidade a realidade dos cursos profissionais.
Obrigado a todos os visitantes/participantes e muitos parabéns a todos os alunos e professores envolvidos nestas Jornadas. […]
Durante uma hora, os alunos ouviram o Dr. André Mota, do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da Câmara Municipal e Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que apresentou as técnicas necessárias para a realização de um curriculum vitae, uma carta de apresentação e as formas adequadas de saber estar numa entrevista de trabalho.
Os alunos questionaram sobre os apoios financeiros que as empresas poderiam aceder caso estas integrassem nos seus quadros de trabalho estágios profissionais.
A escola contribuiu com esta parceria para que todos os finalistas dos seus cursos tenham uma maior preparação sobre as técnicas de procura e sobre as ofertas do mercado de trabalho das suas localidades. […]
[…]
Começamos por eleger alguns pontos turísticos e por pensar em alguns elementos que caracterizassem cada mês. Depois passamos á recolha de fotos e por fim á compilação das mesmas na ferramenta “Canva”. Seguiu-se a impressão, corte e montagem dos calendários. Os mesmos foram espalhados por diferentes locais da nossa escola e cada uma de nós levou um para as nossas famílias.
Foi uma atividade interessante e que gostamos de fazer e serviu para aprendermos a trabalhar com o “Canva” e para divulgar alguns dos nossos pontos turísticos. […]
Após ter sido apresentado o ecossistema empreendedor de Guimarães pelo Dr. Rui Pinheiro (Set.Up Guimarães, Avepark, Pitch OrtHos e BabyPotter), os alunos foram divididos em dois grupos e encaminhados, uns para assistirem a 2 Pitch (das empresas anteriormente referidas) e outros para visitarem uma das empresas aí sediadas a Farfetch – https://www.farfetch.com/ (uma das empresas com maior sucesso nacional da atualidade no setor tecnológico).
Os alunos puderam contactar com a dinâmica do mundo do trabalho tecnológico, especificamente a fotografia de modelos para colocação do produto em catálogo, e posterior edição da imagem. Pode referir-se que esta dinâmica agrega cerca de 600 funcionários sendo que, por exemplo num dos spots, o fotógrafo chega a fotografar diariamente cerca de 350 itens em que cada um contém 8 ou 9 fotos.
Posteriormente os alunos puderam assistir a uma palestra conduzida pela Coordenadora do núcleo dos CTESP do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave onde conheceram a oferta formativa deste instituto e condições de acesso aos respetivos cursos técnicos superiores.
Foi um dia muito interessante de conhecimento da realidade na área das tecnologias!
Os alunos […]
“Juntos iremos mais longe” é o nosso lema e também é com iniciativas simples que fazemos justiça ao nosso lema e fortalecemos este sentimento de pertença.
Com um número significativo de turmas foram ainda feitos trabalhos na sala de aula (velas e anjos) que serviram para os alunos levarem para casa, para contribuírem com as decorações natalícias de cada família.
Foi ainda criado um calendário do advento para os auxiliares da educação. A cada dia um auxiliar foi convidado a abrir a sua caixa e a receber uma mensagem personalizada. A disciplina irá ainda participar na festa de natal da escola com a apresentação de alguns trabalhos (teatro e danças). […]
Para além de todas as outras formas de divulgação da nossa oferta turística, aprendemos a explorar o “Tomi”. O “Tomi” é um equipamento interativo de exterior e interior (no próprio posto de turismo) pensado para os turistas e habitantes, com vista a facultar informação útil e de interesse, de forma fácil, rápida e integrada, 24h por dia. O equipamento disponibiliza a informação em vários idiomas. O equipamento disponibiliza informação dinâmica no cabeçalho (local, hora, meteorologia diária e para os próximos dias) seguido de uma área de vídeo de 4 grandes botões, que funcionam como os grandes módulos do equipamento: Agenda, Notícias, Diretório e Transportes, dispondo ainda do botão para tirar fotos selfies.
No Diretório acede-se ao núcleo de informação útil e turística, que reúne informações de interesse como pontos de atração turística e ainda pontos úteis (farmácias, hospitais, polícia, etc). Estas informações são segmentadas a partir de categorias como Onde Comer, Onde Dormir, Atrações, O que fazer, Shopping, Utilitários, etc. Os pontos de interesse são apresentados em todos os equipamentos segundo critérios de proximidade, ou seja, os primeiros pontos do resultado da pesquisa são os mais próximos daquele TOMI e são acompanhados de um mapa do local, título, descrição, imagens e, ainda, de QR Codes para download direto de coordenadas geográficas, partilha de informação diretamente para as redes sociais ou qualquer informação complementar.
Foi uma aula diferente e interessante que nos vai permitir compreender melhor os assuntos ainda a serem tratados nesta UFCD.
Laisa Coutinho 10.ºC […]
Desta forma, o foco do programa centra-se no desenvolvimento de competências empreendedoras e tecnológicas através de um sistema alternativo de educação não formal. Isto inclui um conjunto de ações, nomeadamente, workshops de capacitação e autoconhecimento, Bootcamps, mentoria, entre outras, que culmina num Concurso de ideias de Negócios.
Pretende-se com este projeto ajudar os jovens a questionarem, de forma crítica e construtiva, a sua visão sobre o Mundo, contribuindo para uma sociedade 5.0 – baseada na tecnologia e centrada na humanidade. Acreditamos que este projeto ajuda a formar jovens mais preparados para uma sociedade mais proativa, participativa e socialmente equilibrada.O Bootcamp irá desenvolver-se nos dias 24 e 25 de novembro, na escola sede do agrupamento, dinamizado pelo Mondim.In. […]
Fica aqui o seu registo.
Obrigado pela colaboração […]
Experienciar momentos de adrenalina e emoção!
Ser ator de filmes de terror ou da época dos dinossauros!
A sala de aula não é só o espaço que nos rodeia e cada vez mais nos abrimos ao mundo exterior. Através da Realidade Virtual e das diversas tecnologias, a escola proporciona aos alunos vivências incríveis. Utilizando as nossas tecnologias fazemos acontecer a metamorfose em sala de aula e vamos ao encontro da criatividade de cada um.
Espreitem o registo dos nossos bons momentos! […]
Parabéns, em primeiro lugar, aos nossos alunos pelo sucesso alcançado, bem como aos professores e pais/encarregados de educação, que contribuíram largamente para estes resultados.
Aos alunos, desejar a concretização de todos os sonhos nesta nova etapa que agora iniciam e reforçar que a escola continuará de portas abertas para os receber!
“Juntos iremos mais longe” […]
Para consultar, vá à página inicial do site do nossos Agrupamento e clicar em “GIAE online (fora da EBS)” – separador “Ligações do Agrupamento”, ou então clica aqui.
Depois de inserir o nome de utilizador e a palavra passe, clicar em “Meu menu” (1) / “Turma” (2) / “Classificações” (3). […]
Expôs-se a nossa impressora 3D em funcionamento, que imprimiu oferendas para quem visitasse o laboratório e quisesse esperar que a peça se produzisse.
Juntamente com o Curso de Informática, também os alunos do Curso Técnicos de Instalações Elétricas do 10.º e do 12.º ano, expuseram os seus trabalhos, como podem ver nas fotos em anexo.
Assim, coerente com a perspetiva construtivista da educação, houve a oportunidade de uma participação ativa e criativa dos alunos nos seus processos de construção do conhecimento. Os resultados revelam o quanto eles interagem prazerosamente com o computador, brincando com suas próprias ideias.
[…]
Para consultar, vá à página inicial do site do nossos Agrupamento e clicar em “GIAE online (fora da EBS)” – separador “Ligações do Agrupamento”, ou então clica aqui.
Depois de inserir o nome de utilizador e a palavra passe, clicar em “Meu menu” (1) / “Turma” (2) / “Classificações” (3). […]
27 Maio, 2022No dia 18 de maio 2022, decorreu mais uma iniciativa EQAVET, no auditório da Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto. Esta segunda sessão de esclarecimento para alunos 9.º ano, e respetivos Encarregados de Educação, teve como objectivos: a divulgação da Oferta Educativa 2022/2023; a apresentação de testemunhos de stakeholders externos, alunos das várias opções de percurso escolar no Ensino Secundário e esclarecimentos relacionados com as mesmas.
Os convidados Sra. D. Maria José Martins, gerente do Parque de Campismo de Mondim de Basto, stakeholder externo, parceiro da Escola há vários anos; Luís Reis, ex-aluno do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural que ingressou no mercado de trabalho, logo após terminar o curso; Fernando Rodrigues, aluno 12º ano do Curso Profissional Técnico de Instalações Elétricas, que pretende prosseguir estudos superiores nesta área; Inês Félix, aluna do 12º ano Curso de Ciências e Tecnologia, que pretende igualmente prosseguir estudos nesta área; Débora Machado, aluna do 12º ano do Curso Línguas e Humanidades, que pretende prosseguir estudos, deram os seus testemunhos.
Seguiu-se uma apresentação detalhada da Oferta Educativa para o próximo ano letivo indicando-se os aspetos específicos de cada uma das áreas, bem como, o respetivo elenco curricular.
Ao longo da sessão, houve lugar à colocação de questões, por parte dos alunos do nono ano e respetivos encarregados de educação, que participaram com bastante interesse, cientes que estão da importância de boas escolhas, nesta altura do percurso académico dos seus educandos. Unanimemente manifestaram uma opinião francamente positiva sobre a pertinência e eficácia de sessões tão esclarecedoras quanto esta, num momento crucial para a escolha das áreas nas quais os alunos, no futuro, farão carreira profissional.
Por último, a professora Anabela Rodrigues agradeceu, em nome da equipa EQAVET e SPO, a presença de todos, esperando ter contribuído para as escolhas futuras dos discentes, de forma objetiva e profícua.
[…]
6 Maio, 2022No passado dia 29 de abril de 2022, no auditório da Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto, a equipa EQAVET organizou uma sessão de esclarecimento para alunos 9.º ano e respetivos Encarregados de Educação, prosseguindo os principais objetivos:
– Apresentação do processo EQAVET;
– Divulgação da Oferta Formativa;
– Apresentação de testemunhos de stakeholders.
De modo a corresponder a este último objetivo, a sessão contou com os preciosos testemunhos dos seguintes stakeholders/parceiros externos:
Maria João Oliveira, ex-aluna do Curso Profissional de Técnico de Multimédia que prosseguiu estudos para o Ensino Superior, começou por agradecer o convite da professora Anabela, mencionou a importância de ter frequentado um curso profissional na nossa escola, para a escolha da sua carreira futura. Desta forma, encontrando-se agora a frequentar a Licenciatura de Multimédia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a discente reconheceu ser crucial a opção que teve, anos antes, de ter enveredado pelo ensino profissional. Essa escolha permitiu-lhe obter uma carteira profissional que lhe permitiria ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho, se assim o desejasse, mas tendo escolhido prosseguir estudos para a universidade, as várias disciplinas, sobretudo da componente técnica do curso profissional que frequentou na nossa escola viabilizaram uma melhor preparação técnica para as disciplinas mais específicas da licenciatura que agora frequenta, no ensino superior.
A aluna sublinhou que as condições e meios técnicos disponibilizados pela escola eram, já na altura e ainda hoje, uma mais valia apreciável, para o acesso dos discentes às novas tecnologias, facto decisivo no seu percurso escolar e que facilitou, aliás, o know-how tecnológico que atualmente possui. Acrescentou ainda que a disponibilidade demonstrada pelos formadores/docentes nos seus tempos de aluna da escola e inclusive hoje em dia se revelou e se revela apreciável numa escola que sempre pautou as suas abordagens pela atenção e proximidade.
Ressalvou, por último, que os indispensáveis hábitos de trabalho, dedicação e empenho nos estudos nortearam constantemente o seu percurso académico, seja na nossa escola, seja na Universidade, o que lhe tem permitido alcançar francos sucessos, ao longo de toda a sua carreira académica.
Ricardo Miguel Barroso Rodrigues, deixou também o seu testemunho e experiências. Sendo ex-aluno do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, encontra-se a trabalhar na área de formação do curso que frequentou depois de ter terminado o curso profissional no nosso agrupamento, com sucesso, não sentindo qualquer arrependimento por ter enveredado imediatamente no mercado de trabalho. Neste momento, exerce a sua atividade profissional na empresa “Informondim”, que inclusivamente o acolheu durante o seu estágio profissional. Acrescentou que a opção pela entrada imediata no mercado de trabalho, após o décimo segundo ano é tão válida como o prosseguimento dos estudos para o ensino superior e se apresenta como uma mais valia dos cursos profissionais. Declarou ser muito feliz no local onde trabalha, valendo-se dos conhecimentos adquiridos durante a formação que obteve na nossa escola.
O Sr. Carlos Queirós – empresário, responsável pela empresa “Informondim” deixou também o seu testemunho. Recebendo, habitualmente, alunos dos cursos profissionais para realizarem Formação em Contexto de Trabalho (vulgo Estágio), é também empregador de ex-alunos da Escola. Declarou que a sua formação apesar de se localizar ao nível do secundário, foi preponderante para a sua atividade profissional. A experiência de acolher alunos estagiários de cursos profissionais da escola revela ser enriquecedora devido a viabilizar a incorporação de todo um saber-fazer que se revela essencial para a sua empresa. O Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto revela-se como um parceiro estratégico de inegável valor, não só a nível da força laboral que viabiliza, mas sobretudo no que toca ao aporte de conhecimento, essencial numa área em constante evolução.
No final da sessão, houve lugar à colocação de várias questões por parte dos alunos do nono ano, que manifestaram interesse e participação, conscientes da necessidade de efetuar escolhas decisivas, nos tempos que se avizinham.
Por último, a professora Anabela Rodrigues agradeceu, em nome da equipa EQAVET, a presença de todos, esperando ter contribuído para as escolhas futuras dos alunos, de forma objetiva e profícua.
[…]
Procedeu-se, ainda, à definição de estratégias para o sucesso dos indicadores EQAVET com Stakeholders Internos e Externos. Esteve representada a Autarquia de Mondim de Basto, a Associação de Pais, a Assembleia de Delegados, o Pessoal Não Docente, a Associação de Estudantes, o Centro de Formação de Basto e Barroso, Núcleo Empresarial, o Gabinete de Inserção Profissional e a Presidente do Conselho Geral.
Por fim, foi divulgada a Oferta Formativa para 2022-2023.
Agradecemos a presença e o contributo de todos.
A equipa EQAVET […]
Esta reunião teve como objetivo a apresentação pública da Proposta do Projeto Educativo 2022/25, no sentido explicar as linhas estratégicas e recolher os contributos de todos para este documento estruturante, envolvendo toda a comunidade. […]
Desta forma, o foco do programa centra-se no desenvolvimento de competências empreendedoras e tecnológicas através de um sistema alternativo de educação não formal. Isto inclui um conjunto de ações, nomeadamente, workshops de capacitação e autoconhecimento, Bootcamps, mentoria, entre outras, que culmina num Concurso de ideias de Negócios.
Pretendeu-se com este projeto ajudar os jovens a questionarem, de forma crítica e construtiva, a sua visão sobre o Mundo, contribuindo para uma sociedade 5.0 – baseada na tecnologia e centrada na humanidade. Acreditamos que este projeto ajuda a formar jovens mais preparados para uma sociedade mais proativa, participativa e socialmente equilibrada.O Bootcamp desenvolveu-se em vários dias, tendo como público alvo os alunos do 12.º ano, do ensino regular e profissional do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto . Esta atividade contou com a presença/participação dos stakeholders externos Sónia Cunha da SoL Consulting – Consultadoria Empresarial, Carla Costa da PorTrilhos e Gabriela Machado da Desenhar Futuros – Saúde, Educação e Bem-Estar .
O agrupamento agradece aos dinamizadores do Projeto Jovens Empreendedores e a todas a empresas presentes, o trabalho nesta atividade que, estamos certos, foi muito profícua para os nossos alunos. […]
[…]
Tratou-se de um projeto pedagógico direcionado à comunidade escolar, em particular para alunos que frequentam o 12.º ano, que procurou, através da performance do artista e do relato de algumas experiências pessoais, clarificar diferentes conceitos relativos ao desenvolvimento pessoal e à orientação profissional e ajudar os mais jovens a refletirem sobre o seu projeto de vida. […]
Para consultar, vá à página inicial do site do nossos Agrupamento e clicar em “GIAE online (fora da EBS)” – separador “Ligações do Agrupamento”, ou então clica aqui.
Depois de inserir o nome de utilizador e a palavra passe, clicar em “Meu menu” (1) / “Turma” (2) / “Classificações” (3). […]
8 Abril, 2022Este projeto dos alunos e docentes do Ensino Profissional está já na sua 4º edição. A sua finalidade é divulgar o trabalho desenvolvido no âmbito da oferta formativa dos Cursos Profissionais, intensificar o contacto entre a escola e os Stakeholders, promover a interdisciplinaridade e a ligação entre todos os Cursos Profissionais, promover o empreendedorismo e a partilhas de opinião, entre outros. Como forma de valorizar e dar maior visibilidade a este projeto, este Magazine está inscrito no concurso de Jornais Escolares promovido pelo Jornal Público.
Mais uma vez, um obrigado especial à equipa Multimédia do nosso Agrupamento e a todos os envolvidos.
Clique aqui para consultar o Magazine. […]
Assim, informa-se a comunidade escolar em geral e os alunos dos 11º e 12º anos em particular, que o período de inscrições para a 1ª fase dos exames nacionais e das provas de equivalência à frequência decorrerá entre os dias 25 de março e 4 de abril.
As inscrições são realizadas exclusivamente através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE), cujo endereço é https://jnepiepe.dge.mec.pt
Salienta-se que antes da inscrição é necessário proceder ao registo na referida plataforma. Na sequência do registo é enviado para o endereço de email indicado um link de ativação que estará ativo apenas durante 15 minutos. Se a conta não for ativada naquele período de tempo, é necessário proceder a novo registo.Os alunos que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura on-line da Direção-Geral do Ensino Superior (https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx) e, no ato de inscrição nos exames finais nacionais, devem inserir na PIEPE o recibo do pedido de atribuição de senha.Qualquer dúvida ou esclarecimento entre em contato com os serviços administrativos do Agrupamento através do email – secretaria@agrmondimbasto.com – ou do contato 938597469/255246140
Os alunos interessados podem dirigir-se aos serviços administrativos para ajuda no preenchimento da inscrição. […]
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Matemática/Dia do Pi no nosso Agrupamento, foram lançados aos alunos diferentes desafios, adequados ao respetivo ano de escolaridade. Os trabalhos foram expostos na nossa escola sede, e alguns deles encontram-se exposto na biblioteca municipal, onde podem encontrar, também, a exposição “Os relógios de Sol e a Matemática”.
O grupo de matemática agradece a todos os alunos do 2.º, 3.º ciclos e secundário, que genuinamente se empenharam, nos desafios colocados pelos seus professores de Matemática em cada turma, dando largas à sua criatividade.Por fim, deixamos aqui algumas informações e curiosidades sobre o número Pi:
O número Pi (representado habitualmente pela letra grega π) é o irracional mais famoso da história, com o qual se representa a razão constante entre o perímetro de qualquer círculo e o seu diâmetro.
Na realidade, como número irracional, Pi é expresso por uma dizima infinita não periódica, que nos dias de hoje, com a ajuda dos computadores, já é possível determinar com centenas de milhões de casa decimais.Aqui aparecem os primeiros cinquenta algarismos de Pi:π = 3,14159 26535 89793 23846 26433 83279 50288 41971 69399 3751A escolha da data para o Dia do Pi prende-se com o facto da notação das datas, em alguns países, ser MM/DD e não DD/MM. Assim, a notação do dia 14 de março é 3/14, a aproximação mais conhecida de Pi (3,141592653589793238462643383…).”O génio Albert Einstein nasceu no dia 14 de março de 1879. […]
[…]
Todos aderiram de forma entusiasmada e foram muitos os artistas que deram asas à imaginação e criaram este trabalho que embora simples é cheio de simbolismo. […]
































































































