Objetivo
«A AEAEMB tem como objetivo (entre outros) promover a formação integral da pessoa humana, nomeadamente a formação cívica, científica, cultural e desportiva dos estudantes, através da realização de ações nestes domínios e com impacto positivo no quotidiano estudantil;…»
(Artigo 3.º dos Estatutos desta Associação)
Órgãos Sociais atuais
Mesa da Assembleia
| CARGO | NOME |
|---|---|
| Presidente | Maria Ramos |
| Vice-Presidente | Afonso Costa |
| Secretário | Luísa Simões |
| 1.º Suplente | João Alegre |
| 2.º Suplente | Martim Rodrigues |
| 3.º Suplente | Margarida Loureiro |
Direção
| CARGO | NOME |
|---|---|
| Presidente | Afonso Simões |
| Secretário Geral | Verónica Anjos |
| Tesoureiro | Diogo Borges |
| Vogal | Maria Inês |
| Vogal | Diogo Morais |
| Vogal | André Tiago |
| Vogal | Rodrigo Gonçalves |
| Vogal | Joana Carvalho |
| Vogal | Filipa Gonçalves |
| 1.º Suplente | Gonçalo Sanches |
| 2.º Suplente | Maria João |
| 3.º Suplente | Glória Clemente |
Conselho Fiscal
| CARGO | NOME |
|---|---|
| Relator | Diogo Cunha |
| Secretário | Mariana Gomes |
| 1.º Suplente | Ana Mota |
| 2.º Suplente | José Pereira |
| 3.º Suplente | Rodrigo Macedo |
Legislação
Estatutos da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto
Lei nº 23/2006, de 23 de Junho – Estabelece o regime jurídico do associativismo jovem
Lei n.º 57/2019, de 7 de agosto – Altera o regime jurídico do associativismo jovem (Lei n.º 23/2006)
Plano Anual de Atividades 2025/26
Contactos
Morada: Rua da Fontela, 4880-243 Mondim de Basto, Vila Real
E-mail: aeaemb@agrmondimbasto.com
Tel. do Presidente: +351 960167918
Liks úteis
– Facebook da Associação
– Portal da Juventude
Atividades
30 Outubro, 2024Ao abrigo do Art.º. 8.º do Estatuto do Aluno e Ética Escolar e do Art.º 120.º do Regulamento Interno deste Agrupamento, realizou-se a Assembleia de Delegados com a presença dos Delegados de turma. A reunião a realizou-se no dia 30 de outubro de 2024, às 10:10h, no auditório, com a seguinte ordem de trabalhos:
Apresentação de competências e estatuto da assembleia de delegados;
Eleição da mesa da Assembleia de Delegados de Turma;
Apresentação dos documentos de orientação do Agrupamento;
Plano Anual de Atividades;
Orçamento Participativo;
Projeto Escola Digital;
Código de conduta;
Outros assuntos.
No ponto dois da ordem de trabalhos, apresentaram-se vários alunos a escrutínio, sendo eleitos para os respetivos cargos:
Presidente da mesa
Isabel Afonso – 12ºA
Vice-presidente
Maria Clara Ribeiro – 12ºB
Secretários:
Guilherme Aguiar – 5ºC
Diana Veloso – 7ºC
João Pedro Marques – 7ºB
Agradecemos a participação de todos nesta reunião e desejamos aos elementos eleitos da Mesa da Assembleia de Delegados o maior sucesso no desempenho destas novas funções. […]
Estavam a escrutínio três listas, C, S e T, tendo vencido a lista T. Como presidente da associação foi eleita a aluna Maria Cristiana Peneda Pinto, do 12.ºB.
Parabéns pela iniciativa do debate entre as três listas, que permitiu o confronto salutar de ideias para o mandato deste ano letivo.
Todo o processo eleitoral decorreu de forma cívica, democrática e dinâmica, com uma participação significativa dos alunos da escola, registando-se uma abstenção de 17,8%.
Congratulamos a lista vencedora, bem como a vencida, pela sua participação neste ato eleitoral, demonstrando uma atitude proativa e de compromisso com a comunidade educativa. […]
A Comissão Eleitoral para a Eleição dos Órgãos Sociais da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto (AEAEMB) vem, por este meio, informar que foi lançado o processo eleitoral para os órgãos da referida associação.
O mesmo decorrerá três fases:Apresentação de candidaturas – até 15 de outubro de 2024;
Afixação e divulgação das listas (sala de convívio dos alunos e site do Agrupamento) – 16 de outubro;
Debate entre listas candidatas – 18 outubro
Campanha eleitoral – de 21, 22 e 23 de outubro de 2024;
Eleições gerais – 25 de outubro de 2024.Os interessados têm acesso, via e-mail e/ou via serviços administrativos, aos seguintes formulários:
– Formulário de Candidatura aos órgãos;
– Formulário de subscrição;
– Formulário do Programa eleitoral.
A entrega destes documentos, devidamente preenchidos, deve ser realizada nos mesmos serviços administrativos/direção.
O regulamento, documentos necessários e todo o procedimento eleitoral estará afixado na sala de convívio dos alunos.
A eleição decorrerá no dia 25 de outubro do corrente ano, na Sala de convívio dos alunos, das 9:30h às 16:30h.
Todos os alunos votantes têm que se fazer acompanhar do Cartão de Estudante ou do seu Cartão de Cidadão.
As candidaturas devem ser entregues, dentro dos prazos previstos, nos serviços administrativos (secretaria) ou por e-mail (para a direção da escola).
Documentos necessários:
Assinaturas
Candidatura aos Órgãos
Plano Eleitoral
Regulamento Processo Eleitoral – AEAEMB 24-25
[…]
Acesso ao Ensino Superior 2022/2023 – Pré-Requisitos
(Deliberação n.º 316/2024, de 13 de março)
Avisam-se os alunos do 12º ano, que se encontra disponível para consulta, na página da Internet www.dges.gov.pt e nos Serviços Administrativos, desta Escola, informação relativa aos pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo 2023/2024.
Informa-se ainda que o prazo para a inscrição da realização da época normal da avaliação dos pré-requisitos decorre de 4 a 22 de abril de 2024.
Podem aceder no site da escola a toda a informação relativa aos exames nacionais 2023/24.
Provas e Exames 23-24 […]
Assim, informa-se a comunidade escolar em geral e os alunos dos 11º e 12º anos em particular, que o período de inscrições para a 1ª fase dos exames nacionais e das provas de equivalência à frequência decorrerá entre os dias 1.ª Fase: 26 de fevereiro a 8 de março.As inscrições são realizadas exclusivamente através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE), cujo endereço é https://jnepiepe.dge.mec.pt
Salienta-se que antes da inscrição é necessário proceder ao registo na referida plataforma. Na sequência do registo é enviado para o endereço de email indicado um link de ativação que estará ativo apenas durante 15 minutos. Se a conta não for ativada naquele período de tempo, é necessário proceder a novo registo.
AVISO
Os alunos que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura on-line da Direção-Geral do Ensino Superior (https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx) e, no ato de inscrição nos exames finais nacionais, devem inserir na PIEPE o recibo do pedido de atribuição de senha.Podem consultar o Guia Geral de exames aqui
Qualquer dúvida ou esclarecimento entre em contato com os serviços administrativos do Agrupamento através do email – secretaria@agrmondimbasto.com – ou do contato 938597469/255246140
Os alunos interessados podem dirigir-se aos serviços administrativos para ajuda no preenchimento da inscrição.Podem aceder no site da escola a toda a informação relativa aos exames nacionais 2023/24.
Provas e Exames 23-24 […]
Nesta edição do OPE-Inclui, que mantém a tónica nos projetos que relevem para a inclusão e bem-estar, desafiamos as escolas a proporem projetos que, no contexto dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974, mostrem como garantir o exercício da liberdade de expressão e o direito de todos termos voz para expressarmos as nossas ideias e dúvidas, de forma democrática e por isso inclusiva, pode promover a inclusão, sobretudo dos mais vulneráveis.
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui, desde janeiro de 2017, uma oportunidade que garante, precisamente, aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.
Potenciando o surgimento de projetos que promovam uma participação ativa e informada dos cidadãos, o OPE tem como objetivos cimeiros fomentar o espírito de cidadania e valorizar a opinião e a capacidade argumentativa dos estudantes nos processos de decisão.
Pelo terceiro ano consecutivo, o OPE-Inclui configura-se como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão. As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação ao promover o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum.
O OPE-Inclui está previsto no Plano de Recuperação das Aprendizagens, Plano 23|24 Escola+ e consta do domínio 3 – Recursos Educativos, Anexo à RCM 80-B/2023, de 18 de julho:
3.7 – OPE – Inclui
Mobilizar os alunos para a participação democrática ao serviço da recuperação das aprendizagens e da resiliência das escolas. Assumindo o compromisso com a inclusão, desafiar os alunos a apresentar propostas no âmbito do Orçamento Participativo da Escola, visando os mais afetados pela pandemia.
2. Orçamento Participativo das Escolas – IncluiPara mais informações, aceda a: https://escolamais.dge.mec.pt/acoes-especificas/ope-inclui
Sobre o domínio da inclusão consulte também: https://escolamais.dge.mec.pt
3. Público-Alvo e Apresentação de Propostas
Podem apresentar propostas de OPE os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário, que frequentem estabelecimentos públicos de ensino.
As propostas são contidas num texto até 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa, e devem referir expressamente a sua compatibilidade com outras medidas em curso na escola e a sua exequibilidade com a dotação atribuída ao orçamento.
Cada proposta deve ser subscrita individualmente ou em grupo (máximo de 5 proponentes); ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes com direito de voto, através da indicação do nome, número de estudante e assinatura.
Nesta edição, tal como nas anteriores, e dando continuidade à promoção da literacia digital como uma prioridade educativa do nosso tempo, é possível apresentar diretamente as candidaturas na página do OPE https://opescolas.pt/ no separador “Inscrição”.
Esta opção não exclui a possibilidade de entrega da candidatura em papel na secretaria, sendo que, neste caso, caberá à escola introduzi-la nessa mesma página, mais tarde, respeitando os prazos regulamentados.
O coordenador responsável pelo OPE em cada escola deve aceder a https://opescolas.pt/ para validar as propostas e indicar, num prazo de duas semanas após as votações, o número de votos que cada proposta obteve, indicando a vencedora. O acesso à área reservada às escolas é feito com o mesmo login e password do Portal das Escolas e do MISI.
Desta forma, desmaterializa-se o processo, com benefícios para o ambiente, e com vantagens, quer para os alunos, que poderão consultar, a qualquer hora e em qualquer lugar, todas as propostas da sua escola e restantes aderentes, quer para as escolas, agilizando o processo e posterior tratamento de dados.
Através de uma verba adicional aos orçamentos das escolas, o Ministério da Educação disponibiliza para o OPE um euro por cada aluno do 3.º ciclo e/ou do ensino secundário.
No caso das escolas com menos de 500 alunos, o valor a atribuir será de 500 euros. A verba disponibilizada pode ser complementada por financiamentos suplementares.
Tal como consta no regulamento, o OPE-Inclui tem as seguintes etapas:
1. Desenvolvimento e apresentação das propostas: até 29 de fevereiro;
2. Divulgação e debate das propostas: até 19 de março;
3. Votação das propostas: Entre 20 e 22 de março;
4. Divulgação dos resultados: até ao final de março;
5. Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;
6. Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil. […]
31 Outubro, 2023Ao abrigo do Art.º. 8.º do Estatuto do Aluno e Ética Escolar e do Art.º 120.º do Regulamento Interno deste Agrupamento, realizou-se a Assembleia de Delegados com a presença dos Delegados de turma. A reunião a realizou-se no dia 31 de outubro de 2023, às 10:10h, no auditório, com a seguinte ordem de trabalhos:
Apresentação de competências e estatuto da assembleia de delegados;
Eleição da mesa da Assembleia de Delegados de Turma;
Apresentação dos documentos de orientação do Agrupamento;
Plano Anual de Atividades;
Orçamento Participativo;
Projeto Escola Digital;
Código de conduta;
Outros assuntos.
No ponto dois da ordem de trabalhos, apresentou-se uma lista a escrutínio da assembleia:
Lista A:
Presidente da mesa
Joana Martins – 12ºA
Vice-presidente
Isabel Coutinho – 11ºA
Secretários
Diogo Gonçalves – 10ºB
Maria João – 10ºA
Diogo Monteiro – 8ºA
Os resultados apurados foram:
15 votos para a lista A
0 votos em branco
0 votos nulos.
Assim, foram eleitos para a Mesa da Assembleia os seguintes alunos:
Presidente da mesa
Joana Martins – 12ºA
Vice-presidente
Isabel Coutinho – 11ºA
Secretários
Diogo Gonçalves – 10ºB
Maria João – 10ºA
Diogo Monteiro – 8ºA
Agradecemos a todos a participação na assembleia e desejamos aos novos elementos da mesa o maior sucesso no desempenho destas novas funções. […]
A Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, em articulação com a Associação “Borboletas aos Montes”, decidiu promover a divulgação de um vídeo alusivo ao Outubro Rosa e à Luta contra o Cancro da Mama. Este vídeo será divulgado em todas as salas de aula do nosso agrupamento e terá como objetivo sensibilizar toda a nossa comunidade para esta problemática.
À Associação de Estudantes, deixamos os nossos parabéns pela iniciativa, agradecendo também a colaboração e o trabalho em prol desta causa da associação “Borboletas aos Montes”.
[…]
Estavam a escrutínio duas listas, P e M, tendo vencido a lista P. Como presidente da associação foi eleito o aluno Afonso Vilela, do 12.ºB.
Parabéns pela iniciativa do debate entre as duas listas, que permitiu o confronto salutar de ideias para o mandato deste ano letivo.
Todo o processo eleitoral decorreu de forma cívica, democrática e dinâmica, com uma participação significativa dos alunos da escola, registando-se uma abstenção de 14,1%.
Congratulamos a lista vencedora, bem como a vencida, pela sua participação neste ato eleitoral, demonstrando uma atitude proativa e de compromisso com a comunidade educativa. […]
A Comissão Eleitoral para a Eleição dos Órgãos Sociais da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto (AEAEMB) vem, por este meio, informar que foi lançado o processo eleitoral para os órgãos da referida associação.
O mesmo decorrerá três fases:Apresentação de candidaturas – até 2 de outubro de 2023;
Debate entre listas candidatas – 6 outubro
Campanha eleitoral – de 9 a 10 de outubro de 2023;
Eleições gerais – 13 de outubro de 2023.Os interessados têm acesso, via e-mail e/ou via serviços administrativos, aos seguintes formulários:
– Formulário de Candidatura aos órgãos;
– Formulário de subscrição;
– Formulário do Programa eleitoral.
A entrega destes documentos, devidamente preenchidos, deve ser realizada nos mesmos serviços administrativos/direção.
O regulamento, documentos necessários e todo o procedimento eleitoral estará afixado na sala de convívio dos alunos.
A eleição decorrerá no dia 13 de outubro do corrente ano, na Sala de convívio dos alunos, das 9:30h às 16:30h.
Todos os alunos votantes têm que se fazer acompanhar do Cartão de Estudante ou do seu Cartão de Cidadão.
[…]
Assim, informa-se a comunidade escolar em geral e os alunos dos 11º e 12º anos em particular, que o período de inscrições para a 1ª fase dos exames nacionais e das provas de equivalência à frequência decorrerá entre os dias 4 de abril a 17 de abril.
As inscrições são realizadas exclusivamente através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE), cujo endereço é https://jnepiepe.dge.mec.pt
Salienta-se que antes da inscrição é necessário proceder ao registo na referida plataforma. Na sequência do registo é enviado para o endereço de email indicado um link de ativação que estará ativo apenas durante 15 minutos. Se a conta não for ativada naquele período de tempo, é necessário proceder a novo registo.
AVISO
Os alunos que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura on-line da Direção-Geral do Ensino Superior (https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx) e, no ato de inscrição nos exames finais nacionais, devem inserir na PIEPE o recibo do pedido de atribuição de senha.Qualquer dúvida ou esclarecimento entre em contato com os serviços administrativos do Agrupamento através do email – secretaria@agrmondimbasto.com – ou do contato 938597469/255246140
Os alunos interessados podem dirigir-se aos serviços administrativos para ajuda no preenchimento da inscrição.
Podem aceder no site da escola a toda a informação relativa aos exames nacionais 2022/23.
Provas e Exames 22-23 […]
Acesso ao Ensino Superior 2022/2023 – Pré-Requisitos
(Deliberação n.º 379/2022, de 25 de março)
Avisam-se os alunos do 12º ano, que se encontra disponível para consulta, na página da Internet www.dges.gov.pt e nos Serviços Administrativos, desta Escola, informação relativa aos pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo 2022/2023.
Informa-se ainda que o prazo para a inscrição da realização da época normal da avaliação dos pré-requisitos decorre de 4 a 22 de abril de 2023.
Podem aceder no site da escola a toda a informação relativa aos exames nacionais 2022/23.
Provas e Exames 22-23 […]
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.
Potenciando o surgimento de projetos que promovam uma participação ativa e informada dos cidadãos, o OPE tem como objetivos cimeiros fomentar o espírito de cidadania e valorizar a opinião e a capacidade argumentativa dos estudantes nos processos de decisão.
Neste ano letivo o OPE-Inclui, tematicamente direcionado para a inclusão, configura-se como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão. As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação ao promover o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum.
O OPE-Inclui faz parte do Plano de Recuperação das Aprendizagens (PRA) e consta do eixo Ensinar e Aprender, domínio 1.3 – Recursos Educativos, com ações específicas complementadas por roteiros descritivos e por webinars.Orçamento Participativo das Escolas – IncluiNo contexto do OPE- Inclui, deverão os alunos apresentar propostas que relevem, nomeadamente, para Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão dos alunos mais vulneráveis tendo em vista a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletivo.
Para mais informações, aceda a: https://escolamais.dge.mec.pt/acoes-especificas/ope-inclui
Sobre o domínio da inclusão consulte também: https://escolamais.dge.mec.pt
Público-Alvo e Apresentação de PropostasPodem apresentar propostas de OPE os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário, que frequentem estabelecimentos públicos de ensino.
As propostas são contidas num texto até 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa, e devem referir expressamente a sua compatibilidade com outras medidas em curso na escola e a sua exequibilidade com a dotação atribuída ao orçamento.
Cada proposta deve ser subscrita individualmente ou em grupo (máximo de 5 proponentes); ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes com direito de voto (14 alunos), através da indicação do nome, número de estudante e assinatura.
Nesta edição, tal como nas anteriores, e dando continuidade à promoção da literacia digital como uma prioridade educativa do nosso tempo, é possível apresentar diretamente as candidaturas na página do OPE https://opescolas.pt/ no separador “Inscrição”.
O coordenador responsável pelo OPE em cada escola (Prof. Carlos Macedo) deve aceder a https://opescolas.pt/ para validar as propostas e indicar, num prazo de duas semanas após as votações, o número de votos que cada proposta obteve, indicando a vencedora.Através de uma verba adicional aos orçamentos das escolas, o Ministério da Educação disponibiliza para o OPE um euro por cada aluno do 3.º ciclo e/ou do ensino secundário. No caso das escolas com menos de 500 alunos, o valor a atribuir será de 500 euros. A verba disponibilizada pode ser complementada por financiamentos suplementares.
Tal como consta no regulamento, o OPE-Inclui tem as seguintes etapas:Apresentação da iniciativa nas escolas: até ao final de janeiro;
Desenvolvimento e apresentação das propostas: até ao final de fevereiro;
Divulgação e debate das propostas: nos 10 dias úteis anteriores à votação;
Votação das propostas: 24 de março, Dia do Estudante;
Divulgação dos resultados: até ao final de março;
Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;
Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil.Para mais informações, aceda a: https://opescolas.pt/
[…]
O contributo será através do apoio na venda de rifas, que culminará num sorteio de vários prémios no dia 18 de dezembro, sendo a verba arrecadada atribuída, na totalidade, à ASAD.
A entrega do valor apurado será realizada no dia 18 de dezembro, enquadrada num passeio de motociclistas do clube, vestidos de Pai Natal.
Agradece-se a toda a comunidade a ajuda e o apoio, para que esta associação com um trabalho tão nobre no nosso concelho, consiga continuar a desenvolver os seus projetos.
[…]
Estavam a escrutínio duas listas, B e F, tendo vencido a lista F. Como presidente da associação foi eleito o aluno Lucas Martins Leite, do 12.ºC.
Parabéns pela iniciativa do debate entre as duas listas, que permitiu o confronto salutar de ideias para o mandato deste ano letivo.
Todo o processo eleitoral decorreu de forma cívica, democrática e dinâmica, com uma participação significativa dos alunos da escola, registando-se uma abstenção de 7,9%.
Congratulamos a lista vencedora, bem como a vencida, pela sua participação neste ato eleitoral, demonstrando uma atitude proativa e de compromisso com a comunidade educativa. […]
A Comissão Eleitoral para a Eleição dos Órgãos Sociais da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto (AEAEMB) vem, por este meio, informar que foi lançado o processo eleitoral para os órgãos da referida associação.
O mesmo decorrerá três fases:Apresentação de candidaturas – até 14 de outubro de 2022;
Debate entre listas candidatas – 17 outubro
Campanha eleitoral – de 18 a 19 de outubro de 2022;
Eleições gerais – 21 de outubro de 2022.Os interessados tiveram acesso, via e-mail e/ou via serviços administrativos, aos seguintes formulários:
– Formulário de Candidatura aos órgãos;
– Formulário de subscrição;
– Formulário do Programa eleitoral.
A entrega destes documentos, devidamente preenchidos, foi realizada nos mesmos serviços administrativos/direção.
O regulamento, documentos necessários e todo o procedimento eleitoral estará afixado na sala de convívio dos alunos.
A eleição decorrerá no dia 21 de outubro do corrente ano, na Sala de convívio dos alunos, das 9:30h às 16:30h.
Todos os alunos votantes têm que se fazer acompanhar do Cartão de Estudante ou do seu Cartão de Cidadão.
[…]
A atividade consistiu em enviar mensagens, dedicatórias ou músicas a outros alunos. Esta atividade desenvolveu-se nos intervalos letivos. O objetivo foi relembrar as pessoas de que os afetos são importantes. Todos os alunos que participaram demonstraram interesse, empenho e entusiasmo nesta iniciativa.
[…]
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.
Potenciando o surgimento de projetos que promovam uma participação ativa e informada dos cidadãos, o OPE tem como objetivos cimeiros fomentar o espírito de cidadania e valorizar a opinião e a capacidade argumentativa dos estudantes nos processos de decisão.
Nos próximos dois anos letivos o OPE-Inclui, tematicamente direcionado para a inclusão, configura-se como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão. As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação ao promover o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum.
O OPE-Inclui faz parte do Plano de Recuperação das Aprendizagens (PRA) e consta do eixo Ensinar e Aprender, domínio 1.3 – Recursos Educativos, com ações específicas complementadas por roteiros descritivos e por webinars.Orçamento Participativo das Escolas – IncluiNo contexto do OPE- Inclui, deverão os alunos apresentar propostas que relevem, nomeadamente, para Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão dos alunos mais vulneráveis tendo em vista a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletivo.
Para mais informações, aceda a: https://escolamais.dge.mec.pt/acoes-especificas/ope-inclui
Sobre o domínio da inclusão consulte também: https://escolamais.dge.mec.pt
Público-Alvo e Apresentação de PropostasPodem apresentar propostas de OPE os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário, que frequentem estabelecimentos públicos de ensino.
As propostas são contidas num texto até 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa, e devem referir expressamente a sua compatibilidade com outras medidas em curso na escola e a sua exequibilidade com a dotação atribuída ao orçamento.
Cada proposta deve ser subscrita individualmente ou em grupo (máximo de 5 proponentes); ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes com direito de voto (14 alunos), através da indicação do nome, número de estudante e assinatura.
Nesta edição, tal como nas anteriores, e dando continuidade à promoção da literacia digital como uma prioridade educativa do nosso tempo, é possível apresentar diretamente as candidaturas na página do OPE https://opescolas.pt/ no separador “Inscrição”.
O coordenador responsável pelo OPE em cada escola (Prof. Carlos Macedo) deve aceder a https://opescolas.pt/ para validar as propostas e indicar, num prazo de duas semanas após as votações, o número de votos que cada proposta obteve, indicando a vencedora.Através de uma verba adicional aos orçamentos das escolas, o Ministério da Educação disponibiliza para o OPE um euro por cada aluno do 3.º ciclo e/ou do ensino secundário. No caso das escolas com menos de 500 alunos, o valor a atribuir será de 500 euros. A verba disponibilizada pode ser complementada por financiamentos suplementares.
Tal como consta no regulamento, o OPE-Inclui tem as seguintes etapas:Apresentação da iniciativa nas escolas: até ao final de janeiro;
Desenvolvimento e apresentação das propostas: até ao final de fevereiro;
Divulgação e debate das propostas: nos 10 dias úteis anteriores à votação;
Votação das propostas: 24 de março, Dia do Estudante;
Divulgação dos resultados: até ao final de março;
Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;
Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil.Para mais informações, aceda a: https://opescolas.pt/
[…]
Estavam a escrutínio duas listas, F e T, tendo vencido a lista F. Como presidente da associação foi eleito o aluno Lucas Martins Leite, do 11.ºC.
Todo o processo eleitoral decorreu de forma cívica, democrática e regular, com uma participação significativa dos alunos da escola, registando-se uma abstenção de 9,3%.
Congratulamos a lista vencedora, bem como a vencida, pela sua participação neste ato eleitoral, demonstrando uma atitude proativa e de compromisso com a comunidade educativa.
[…]
A Comissão Eleitoral para a Eleição dos Órgãos Sociais da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto (AEAEMB) vem, por este meio, informar que está lançado o processo eleitoral para os órgãos da referida associação.
O mesmo decorrerá três fases:Apresentação de candidaturas – até 29 de outubro de 2021;
Campanha eleitoral – de 8 e 9 de novembro de 2021;
Eleições gerais – 11 de novembro de 2020.Documentação e formulários para a candidatura:Candidatura aos Órgãos
Convocatória Processo Eleitoral – AEAEMB 21-22
Plano Eleitoral
Regulamento Processo Eleitoral – AEAEMB 21-22
AssinaturasA entrega destes documentos, devidamente preenchidos, deve ser feita nos serviços administrativos.
O regulamento, documentos necessários e todo o procedimento eleitoral estará, também, afixado na sala de convívio dos alunos da EBS de Mondim de Basto.
A eleição decorrerá no dia 11 de novembro do corrente ano, na Sala de convívio dos alunos, das 9:30h às 16:30h.
Todos os alunos votantes têm que se fazer acompanhar do Cartão de Estudante ou do seu Cartão de Cidadão. […]
6 Outubro, 2021Ao abrigo do Art.º. 8.º do Estatuto do Aluno e Ética Escolar e do Art.º 120.º do Regulamento Interno deste Agrupamento, realizou-se a Assembleia de Delegados com a presença dos Delegados e Subdelegados de turma. A reunião a realizou-se no dia 6 de outubro de 2021, às 10:10h, no auditório, com a seguinte ordem de trabalhos:
Apresentação de competências e estatuto da assembleia de delegados;
Eleição da mesa da Assembleia de Delegados de Turma;
Apresentação dos documentos de orientação do Agrupamento;
Plano Anual de Atividades;
Orçamento Participativo;
Associação de Estudantes;
Eleição de representantes para participação no painel da Av. Externa;
Outros assuntos.
No ponto dois da ordem de trabalhos, apresentaram-se duas listas a escrutínio da assembleia:
Lista A:
Presidente: Bruno Alves
Vice-Presidente: Tomás Oliveira
Secretário: Luís Silva
Lista B:
Presidente – Afonso Seca;
Vice-Presidente – Joana Fernandes;
Secretária – Sara Anjos
Os resultados apurados foram:
15 votos para a lista B
7 votos para lista A
1 voto em branco
dois votos nulos.
Assim, foram eleitos para a Mesa da Assembleia os seguintes alunos:
Presidente – Afonso Seca;
Vice-Presidente – Joana Fernandes;
Secretária – Sara Anjos
Agradecemos a todos a participação na assembleia e desejamos aos novos elementos da mesa o maior sucesso no desempenho destas novas funções. […]
Nos termos do n. 2 do art. 117. da Lei Orgânica 1/2001, de 14 de agosto, podem votar antecipadamente na eleição dos Titulares dos Órgãos das Autarquias Locais “os estudantes de instituições de ensino inscritos em estabelecimentos situados em distrito, região autónoma ou ilha diferentes daqueles onde se encontram inscritos no recenseamento eleitoral”.
Para o efeito, anexa-se um modelo de requerimento a enviar pelos eleitores ao Presidente da Câmara do município em que se encontrem recenseados, que deverá ser acompanhado por uma declaração emitida pela direção do estabelecimento de ensino que comprove a sua frequência e o impedimento de o eleitor votar no local em que se encontra recenseado.
Requerimento estudantes_voto_antecipado_autárquicas_2021 […]
Esta assembleia reuniu hoje, por videoconferência, utilizando o Google Meet, com a seguinte ordem de trabalhos:Apresentação de competências e estatuto da assembleia de delegados;
Eleição da mesa da Assembleia de Delegados de Turma;
Apresentação dos documentos de orientação do Agrupamento;
Plano Anual de Atividades;
Ensino à Distância;
Associação de Estudantes;
Outros assuntos.Após sufrágio realizado, através do Google Formulários, apuraram-se como elementos da mesa da Assembleia de Delegados de Turma os seguintes alunos:
Presidente: Alexandre Pereira de Almeida, 12.ºB, com 75% do votos;
Vice-Presidente: Rute Marlene Carvalho Torres, 12.ºD, com 95% do votos;
1ª Secretária: Margarida da Silva Rodrigues, 12.ºA
2ª Secretária: Daniela da Silva Magalhães, 11.ºB3ª Secretária: Daniela da Silva Morais, 11.ºCA assembleia teve uma participação bastante significativa por parte dos delegados de turma da escola e decorreu de forma muito positiva, sendo cumpridos todos os objetivos da mesma.
Todos os alunos estão de parabéns pela forma proativa com que abraçam o nosso projeto escolar! […]
É um processo democrático, com várias etapas, que garante aos estudantes a possibilidade de participarem, de acordo com as suas ideias, preferências e vontades, no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola.
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) pretende fomentar o espírito de participação e de cidadania e valorizar a opinião dos estudantes em decisões que os afetam diretamente.
Com o OPE estimulam-se as escolhas responsáveis, a familiaridade com os mecanismos do voto e a participação na execução das escolhas efetuadas.
Montante a atribuir ao projeto vencedor
O valor do orçamento participativo é de 500 euros.
Quem pode participar?
Podem participar os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, em qualquer via de ensino.
Calendário das Candidaturas ao Orçamento Participativo 2021
Este ano, tendo em consideração os constrangimentos causados pela pandemia da doença COVID-19, fica ao critério de cada estabelecimento de ensino definir os moldes e os prazos do Orçamento Participativo das Escolas. As escolas devem apenas assegurar que os resultados são conhecidos até ao final do presente ano letivo e que as medidas são executadas até ao final do ano civil.
As propostas de projeto podem ser inseridas neste link ou através do coordenador do OPE da escola, o professor Carlos Macedo.
Todas as informações na página oficial do OPE:
A DGEstE mantém-se também ao dispor para questões que possam surgir, através do endereço eletrónico: ope@dgeste.mec.pt.
CARNAVAL ONLINEA Associação de Estudantes da Escola, em colaboração com as restantes estruturas do Agrupamento, irá promover um concurso de Carnaval “Online”.
Como todos sabem, o Carnaval 21 está a chegar e, mantendo a nossa tradição especial, irá decorrer um concurso do “Melhor vídeo com disfarce/máscara do Agrupamento“. O concurso tem como finalidade promover a criatividade e a imaginação. Os vídeos vencedores serão os 3 mais votados. A votação decorrerá pelas redes sociais. Cada vídeo não poderá ter a duração superior a 1 minuto.
Toda a comunidade educativa poderá participar desde os alunos do jardim de infância, do ensino básico, do ensino secundário regular e profissional (com a devida autorização que segue em anexo), os professores, os funcionários, até aos Pais e Encarregados de Educação.
Os disfarces/máscaras terão como tema “Continuar Alvão“ e poderão ser produzidos de forma artesanal, com os materiais que acharem pertinentes.
Cada participante poderá concorrer com um só vídeo e terá de ser enviado, via e-mail, para: aeaemb@agrmondimbasto.com, até às 23:30 horas, do dia 12 de fevereiro (sexta-feira).
Os melhores vídeos do “Carnaval 21” serão sujeitos a duas fases de escrutínio. A 1ª fase é a seleção dos três melhores de cada ciclo de ensino, professores, funcionários e pais/E.E., através de um júri designado para o efeito. A 2ª fase, inicia-se sábado, 13 de fevereiro (prolongando-se pelos dias 14,15 e 16 de fevereiro), com votação online, na página, youtube e redes sociais da escola. Nesta, finalizar-se-á o processo de seleção dos três vencedores. Os vídeos vencedores serão divulgados dia 17 (quarta –feira).
Os prémios e distinções no concurso serão as seguintes:
1º-Nomeação do Rei e Rainha do carnaval do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto;
2º-Nomeação da família mais carnavalesca;
3º-Todos os participantes serão distinguidos com um certificado de participação.Ligações com os documentos para participação na atividade:Regulamento do concurso de fantasia
Ficha de inscrição/autorização […]
Todo o processo eleitoral decorreu de forma cívica, democrática e regular, com uma participação significativa dos alunos da escola.
Congratulamos a lista vencedora, bem como a vencida, pela sua participação neste ato eleitoral, demonstrando uma atitude proativa e de compromisso com a comunidade educativa.
[…]
Este processo decorrerá em três fases:Apresentação de candidaturas – até 23 de novembro de 2020;
Campanha eleitoral – de 26 a 27 de novembro de 2020;
Eleições – 30 de novembro de 2020.Os procedimentos a adotar estão afixados na Sala de Convívio dos Alunos da EBS de Mondim de Basto.Documentação e formulários para a candidaturaRegulamento Processo Eleitoral – AEAEMB 20-21
Convocatória Processo Eleitoral – AEAEMB 20-21
Candidatura aos Órgãos
Assinaturas
Plano Eleitoral […]
A Comissão Eleitoral para a Eleição dos Órgãos Sociais da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto (AEAEMB) vem, por este meio, informar que está lançado o processo eleitoral para os órgãos da referida associação.
O mesmo decorrerá três fases:Apresentação de candidaturas – até 23 de novembro de 2020;
Campanha eleitoral – de 26 a 27 de novembro de 2020;
Eleições gerais – 30 de novembro de 2020.Os interessados devem solicitar nos serviços administrativos os seguintes formulários:
– Candidatura aos órgãos;
– Folha de subscrição;
– Programa eleitoral.
A entrega destes documentos, devidamente preenchidos, deve ser feita nos mesmos serviços administrativos.
O regulamento, documentos necessários e todo o procedimento eleitoral estará afixado na sala de convívio dos alunos.
A eleição decorrerá no dia 30 de novembro do corrente ano, na Sala de convívio dos alunos, das 9:30h às 16:30h.
Todos os alunos votantes têm que se fazer acompanhar do Cartão de Estudante ou do seu Cartão de Cidadão.
Mondim de Basto, 17 de novembro de 2020
O Presidente da Comissão Eleitoral
Guilherme Ribeiro […]
A lista vencedora foi a Lista M.
Parabéns aos eleitos e uma palavra de apreço e reconhecimento, pelo esforço e empenho, a todos os envolvidos. […]
8 Novembro, 2019Findo o prazo para a entrega das candidaturas aos Órgãos para a Associação de Estudantes do nosso Agrupamento, apresenta-se a ata da Comissão Eleitoral, que recebeu analisou e validou as listas concorrentes: LISTA J, LISTA M e LISTA X.
———————————————————————–
———————————————————————–
———————————————————————– […]
O mesmo tem três fases:Apresentação de candidaturas – até 07 de novembro de 2019;
Campanha eleitoral – de 11 a 13 de novembro de 2019;
Eleições gerais – 15 de novembro de 2019.Mais se informa que os procedimentos a adotar estão afixados na vitrine da Sala de Convívio dos Alunos da EBS de Mondim de Basto.Documentação e formulários para a candidaturaConvocatória – Processo Eleitoral 2019/2020
Regulamento do Processo Eleitoral 2019/2020
Formulários e Documentos para a Candidatura 2019/2020 […]
A lista vencedora foi a Lista G.
Parabéns aos eleitos.
Ata da eleição […]
Ata da Comissão Eleitoral […]
O mesmo tem três fases:Apresentação de candidaturas – até 15 de novembro de 2018;
Campanha eleitoral – de 19 a 21 de novembro de 2018;
Eleições gerais – 23 de novembro de 2018.Mais se informa que os procedimentos a adotar estão afixados na vitrine da Sala de Convívio dos Alunos da EBS de Mondim de Basto.Documentação e formulários para a candidaturaConvocatória – Processo Eleitoral
Regulamento do Processo Eleitoral
Formulários e Documentos para a Candidatura […]
Depois de dois anos de inatividade devido ao facto dos estatutos existentes não estarem conformes à realidade atual, foram aprovados os novos Estatutos e tomaram posse os novos órgãos.
Na presença do sr. Carlos Martins, Presidente da Associação de Pais, de alunos e professores, a professora Isabel Coutinho, Diretora do nosso agrupamento, manifestou a sua alegria por voltar a haver Associação de Estudantes, salientando a sua importância para a vida dos alunos e da comunidade educativa, em geral.
Composição dos Órgãos da Associação de Estudantes 2017/18Mesa da Assembleia
Presidente – Mariana Pereira (12.º A)
Vice-presidente – Diogo Ribas (11.º A)
Secretário – Vânia Pacheco (9.º C)
Direção
Presidente – Paulo Silva (11.º C)
Secretário-geral – Paulo Pinto (10.º A)
Tesoureiro – Joana Silva (9.º D)
Vogal (desporto) – João Gomes (12.º A)
Vogal (Cultura) – Eduardo Ribeiro (12.º A)
Vogal (Lazer) – Margarida Cerqueira (12.º A) e Letícia Brízida (8.º D)
Vogal (Comunicação e Relações Públicas) – Beatriz Ferreira (11.º B)
Conselho Fiscal
Presidente – Graça Pires (11.º B)
Relator – Inês Costa (10.º A)
Secretário – Daniela Oliveira (11.º B)
[…]
























